Conforme reportado pela CNBC, o Walmart se juntou à Microsoft na movimentação para adquirir o TikTok. A empresa de tecnologia já declarou seu interesse em controlar as ações do aplicativo nos Estados Unidos, evitando que a rede seja banida pelo presidente Donald Trump.

Atualmente, o TikTok é gerenciado globalmente pela ByteDance, multinacional chinesa. Trump acredita que a utilização do aplicativo nos EUA possa estar mandando dados privados para a China, e por isso já fez diversas ameaças sobre proibir a sua distribuição nos Estados Unidos; no início de agosto, o presidente estipulou o prazo de 45 dias para que alguma empresa local adquirisse o TikTok.

Em depoimento à CNBC, o Walmart afirmou que o TikTok seria uma nova maneira de integrar comércio eletrônico com propagandas: "Acreditamos que uma potencial parceria entre TikTok nos EUA e a Microsoft poderia adicionar essa funcão e fornecer um caminho importante para que o Walmart possa atingir consumidores, assim como crescer nossos negócios de propaganda e comércio terceirizados"

A Microsoft ainda não se posicionou sobre a parceria. O TikTok, por sua vez, já acionou meios legais de impedir o banimento imposto por Trump, mas não houve qualquer resolução até o momento.