O Valve Index, headset de realidade virtual da Valve foi oficialmente revelado nesta terça-feira (30). A companhia também abriu o site do equipamento e anunciou que a pré-venda se inicia em 1 de maio.

No Brasil, o Valve Index e todos seus equipamentos complementares aparecem como indisponíveis no site oficial e, portanto, ainda não há preços confirmados para o headset no país.

No entanto, sabe-se que será necessário pelo menos 8 GB de memória RAM e uma NVIDIA GeForce GTX 970 ou AMD RX480 (requer DisplayPort; incompatível com HDMI) para rodar o Valve Index, de acordo com os requisitos mínimos de sistema.

A página do headset VR também recomenda usar sistema operacional Windows 10, SteamOS ou Linux; CPU com dois núcleos e tecnologia hyperthreading e USB 3.0.

Segundo uma matéria do ArsTechnica, as encomendas que se iniciam nesta quarta-feira são limitadas e estarão disponíveis para usuários dos Estados Unidos e Europa Ocidental por hora. 

O artigo também aborda como o equipamento da Valve não traz grandes inovações tecnológicas, mas é voltado ao conforto do usuário que deseja passar horas jogando conteúdo em realidade virtual.

Lá fora, o kit com dois controles e duas estações base custa US$ 999 e a data de lançamento prevista é 28 de junho. Os controles, as estações e o headset VR podem ser adquiridos separadamente, caso o usuário já possua um sistema Vive ou Vive Pro.