Há boas chances que a Apple revele um novo speaker carregado com sua assistente virtual Siri durante a conferência WWDC 2017, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (05). Se confirmado, isso colocaria a Siri na competição direta com assistentes concorrentes, como o Google Home e Amazon Echo, em uma briga por um mercado em expansão, principalmente nos Estados Unidos.

Mas um estudo promovido pela empresa de pesquisa de dados Stone Temple (via Statista) revelou que a Apple ainda precisa trabalhar bastante na Siri se deseja atingir o mesmo nível de compreensão de comandos de voz de seu principal rival.

No estudo, a agência disparou as 5 mil perguntas mais comuns feitas a assistentes virtuais por seus usuáriso e analisou a capacidade de compreensão dos serviços, contabilizando o número de perguntas entendidas e de respostas corretas.

O Google Assistant liderou o ranking, compreendendo 68,1% das questões e respondendo corretamente mais de 90% dos casos. A Cortana, assistente da Microsoft integrada ao Windows 10, ficou na segunda colocação, com 56,5% de compreensão e 81,9% de respostas corretas.

Bem atrás, ficou a Siri, com apenas 21,7% de compreensão e 62,2% de respostas corretas. Na lanterna, a Amazon Alexa foi capaz de compreender apenas 20,7% das perguntas, mas respondeu 87% delas corretamente.