Pesquisadores do Centro de Inteligência Artificial da Samsung publicaram um novo estudo, explicando um pouco sobre seu sistema que consegue criar uma "cabeça virtual" com poucas imagens. Alguns dos exemplos criam expressões novas para pinturas famosas, como a Mona Lisa:

A técnica não é tão novidade assim: a produção de deepfakes - o nome dado à "falsificação" de rostos - já era possível ao se utilizar uma grande quantidade de fotos da mesma pessoa.

Os cientistas da Samsung, entretanto, conseguem criar imagens convincentes com apenas uma fotografia. Como o vídeo acima mostra, o sistema funciona de maneira ainda mais impressionante ao inserir mais frames de treinamento, com a suposta perfeição sendo atingida com 32 frames.

Por enquanto, os cientistas afirmam que a maior limitação é combinar os movimentos faciais de uma pessoa com o rosto de outra. Pode ser necessário realizar algumas adaptações manuais antes de conseguir produzir um vídeo convincente.

Claro, a tecnologia possui usos benéficos, como chamadas em vídeo e games multiplayer. Ainda assim, seu uso pode ser desviado por más intenções, como abuso sexual.