A Federal Communication Commission (FFC), agência reguladora de telecomunicações nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (10) que as regras vigentes que garantem a neutralidade da rede no país serão encerradas no dia 10 de junho (via Reuters).

Estabelecidas originalmente em 2015, as regras foram repelidas pelo órgão em dezembro do ano passado. A remoção das regras, no entanto, ainda não havia sido imposta até agora.

No passado, a FCC afirmou que a "a transparência é suficiente para proteger a abertura da internet" e que as "regras de conduta" criadas pela gestão do então presidente Barack Obama "têm maiores custos do que benefícios".

O fim das regras de neutralidade de rede é defendido principalmente por provedores de serviços de telecomunicações, que terão liberdade para distribuir conteúdo para consumidores da forma como quiserem.

Empresas de tecnologia, por outro lado, consideram a decisão da FCC problemática. Múltiplas ações de procuradores gerais no país também pedem pela revogação da decisão e restabelecimento das regras.