Após meses de vazamentos, o Google finalmente anunciou oficialmente nesta terça-feira (15) os novos Pixel 4 e Pixel 4 XL, smartphones de nova geração da linha premium de smarpthones da empresa.

O Pixel 4 conta com um display HD de 5,7 polegadas, enquanto o Pixel 4 XL conta com 6,3 polegadas e resolução quad HD. Ambos contam com taxa de atualização máxima de 90Hz.

Entre os novos recursos da nova geração de Pixels estão controles de gestos a partir do que o Google chama de Motion Sense, que permite que o smartphone seja operado sem a necessidade de toque.

Entre os gestos disponíveis estão controle de mídia, como música, ou desligar ligações a partir de um gesto com a mão. O processamento do Motion Sense é local e não depende de conectividade.

Na parte traseira, os modelos Pixel contam agora com uma nova câmera com lenete teleobjetiva, capaz de fazer imagens com zoom híbrido de até 2x – combinando zoom óptico e digital.

Os dois smartphones trazem de volta a função Night Sight, mas com melhorias para astrofotografias de longa exposição, o que deve melhorar o resultado de fotos da Lua, por exemplo. Uma melhoria de software também permitirá um melhor balanço de branco e um controle mais fino ao impacto do HDR na imagem.

Há ainda uma nova aplicação para gravação de voz que realiza a decupagem simultânea de voz para texto durante a gravação. Usando a tecnologia de reconhecimento de voz da empresa, o aplicativo também será capaz de buscar trechos de gravação específicos a partir de palavras-chave. O recurso também poderá ser usado offline e não depende de conectividade com a nuvem.

Os modelos chegam aos primeiros mercados em 24 de outubro, com preços a partir de US$ 799 – cerca de R$ 3,3 mil em conversão direta. Os smartphones chegam nas cores preto, branco e laranja – esta última, em edição limitada. A pré-venda dos dispositivos já está disponível.