Atualmente, o Twitter é a rede onde as pessoas mais comentam sobre "o que está acontecendo", seja de suas vidas ou do restante do mundo; e a empresa está implementando mudanças no microblog que deverão aprimorar este hábito.

Esta promete ser uma das maiores mudanças na rede social desde seu lançamento em 2006 e o principal objetivo é promover "conversas saudáveis", segundo o chefe de produto do Twitter, Keith Coleman, em uma conversa com a NBC News.

Para tanto, a companhia irá aprimorar o uso da câmera na rede social, adicionando diversos recursos para que os usuários realmente capturem o que estão vendo no momento, seja em vídeo ou imagem.

Tudo isso com apenas um deslize de tela para a esquerda, de forma bem similar aos Stories do Instagram. O objetivo dessa nova forma de acessar o sensor é intencional, para encorajar as pessoas a registrarem o que está acontecendo diretamente da câmera.

O protótipo do novo Twitter é chamado apenas de "twttr" em alusão ao primeiro tweet do CEO e co-fundador da empresa, Jack Dorsey. Além disso, esta versão também não mostra o número de retweets ou likes que um tweet ganha. A mudança é para tornar o microblog um ambiente mais "amigável".

Coleman também aponta para melhorias nas políticas do Twitter que tornarão a experiência mais rápida e pró-ativa em termos de derrubar tweets com notícias falsas e teorias da conspiração - tudo para transformar a rede social em um lugar mais saudável para conversas.

Por fim, haverá ainda opção de adicionar camadas de informações extras, tais como localização, legendas para os vídeos ou imagens e cores de fundo para as mensagens de texto. 

A câmera do Twitter, por sinal, será inteligente e irá sugerir as hashtags mais usadas quando detectar algum acontecimento nos arredores de onde está o usuário. Além disso, a pessoa também poderá seguir uma hashtag se quiser.