Mais importante conferência do Google do ano voltada para desenvolvedores, o Google I/O começou nesta terça-feira (07) com sua tradicional keynote de abertura, apresentada pelo CEO da empresa, Sundar Pichai.

As novidades, é claro, passaram por uma série de produtos de Google, mas sempre focadas ao redor da missão da empresa de tornar mais fácil o dia-a-dia dos usuários com suas ferramentas de inteligência – seja através do Google Assistente, da busca do Google ou do Android.

Para você ficar por dentro de tudo que rolou no evento, listamos as principais novidades do Google I/O abaixo. Confira:

Google Pixel 3a

Apesar de ser um evento focado em software, o Google I/O teve a participação especial do Google Pixel 3a e 3a XL, que prometem recursos de aparelhos Premium a preços acessíveis.

Para isso, a aposta do Google é usar o máximo possível de otimizações de software nos aparelhos, melhorando, por exemplo, suas câmeras – com fotos de alta qualidade mesmo em ambientes de pouca luz. Veja mais detalhes clicando aqui.

O Pixel 3a chega hoje aos primeiros mercados, com preços a partir de US$ 399.

Reprodução/Google

Beta do Android Q

O Google I/O trouxe uma boa quantidade de novidades sobre o Android Q, incluindo a confirmação de que o beta do OS já está disponível.

A versão beta está disponível em 21 dispositivos de 12 fabricantes, OnePlus, Xiaomi, Asus, Huawei, TecnoMobile, Sony, Nokia, Oppo, LG, Essential, Vivo e Reaelme.

Além disso, é claro, smartphones da linha Pixel também podem receber o beta.

Reprodução/Google

Modo Escuro – Finalmente!

Uma demanda antiga de usuários, o Android Q trará um modo escuro integrado ao sistema que poderá ser aplicado em todo o OS.

O modo poder ser aplicado manualmente ou como forma de economizar bateria, tornando apps como o Google Fotos, Busca e menus internos mais escuros.

Reprodução/Google

Foco no que é Importante

Para usuários que são frequentemente distraídos pelo próprio smartphone, o modo Focus do Android Q promete ajudar a manter a concentração, limitando a quantidade de notificações.

O usuário pode definir exatamente quais serão os apps serão afetados pelo modo quando ele for ativado, o que silenciará notificações e "congelará" a aplicação até o desbloqueio do modo Focus.

Reprodução/Google

5G Nativo

Próxima geração de conectividade móvel, as redes 5G serão suportadas nativamente pelo Android Q – que, inclusive, estenderá APIs existentes para fazê-las suportar novas redes 5G.

Segundo o Google, isso ajudará na adaptação do ecossistema Android para o 5G com mais agilidade, uma vez que a expectativa é que ao menos 20 operadoras de telefonia lancem redes 5G ainda este ano.

Reprodução/Google

2,5 Bilhões de Usuários

Outra informação importante divulgada durante o evento: sistema operacional Android ultrapassou a marca de 2,5 bilhões de usuários ao redor do mundo.

O resultado significa que o OS ganhou 500 milhões de usuários nos últimos dois anos, o que mostra que o sistema segue crescendo de forma constante.

Reprodução/Google

Legendas em Qualquer Vídeo

Com o objetivo de tornar vídeos e outros conteúdos com áudio mais acessíveis, o Google revelou o projeto LIve Caption, ferramenta que mostra legendas em qualquer tipo de mídia em tempo real.

O recurso usa inteligência artificial e APIs de fala do Google Cloud para criar as legendas em tempo real, mesmo quando o dispositivo não está conectado à Internet – já que tudo será rodado no próprio smartphone do usuário.

 

Reprodução/Google

Próxima Geração do Google Assistente

O Google antecipou detalhes sobre a nova geração do Assistente, que promete um salto tecnológico para o processamento de voz em tempo real, mesmo sem conexão com a rede.

Com isso, o assistente poderá ser usado como ferramenta para navegação no smartphone, com ações como criar um convite para um evento na agenda, acender a lanterna e ditar um e-mail.

A nova geração do Assistente estará disponível nos novos modelos do Pixel ainda este ano.

Reprodução/Google

Novos Recursos para o Google Lens

A ferramenta Google Lens ganhará uma série de novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de traduzir textos em tempo real e lê-los em voz alta no idioma do usuários.

Em restaurantes, o Lens também poderá ser usado para a conta para, em seguida, mostrar automaticamente o valor dividido entre as pessoas que estão na mesa e sugerindo uma gorjeta.

Reprodução/Google

Modelos 3D na Busca

O Google quer adicionar modelos em três dimensões e em realidade aumentada para sua busca e aos resultados da pesquisa.

Será possível interagir com os modelos digitais, girando, aproximando ou afastando a imagem, e também projetá-los no mundo real com AR para vê-los no tamanho real.

Reprodução/Google

Project Euphonia

Além de torná-lo mais útil e prestativo, o Google quer que o Google Assistente fique mais acessível para usuários através do projeto Euphonia.

A iniciativa tem como objetivo faz com que o Assistente entenda melhor usuários com dificuldades de fala ou expressão, e irá treinar a ferramenta usando informações destes usuários para ajudá-los a se comunicar mais rápido e com mais liberdade.

Reprodução/Google