Durante o Google I/O 2019, Sabrina Ellis subiu ao palco para apresentar as especificações dos Google Pixel 3a e 3a XL, que prometem recursos de aparelhos premium a preços acessíveis.

A começar pelo display OLED do 3a que possui 5.6 polegadas Full HD+ (2220 x 1080) enquanto que o do 3a XL é de 6 polegadas, também OLED e Full HD+ (2160 x 1080)

Os dispositivos possuem suporte a Bluetooth 5.0 e USB-C, além de entrada padrão de 3.5mm para fones de ouvido.

"O que outras câmeras de smartphones tentam fazer com hardware caro, nós conseguimos entregar com software e inteligência artificial, incluindo fotografia computacional de ponta", afirmou Ellis.

Google I/O 2019
Google/Reprodução

Isso porque a câmera do Pixel 3a promete fotografias com qualidade alta mesmo em ambientes com pouca luz. O sensor principal na parte detrás é de 12.2 megapixels (dual pixel), enquanto que a da frente é de 8 megapixels. 

Além disso, o modo retrato estará disponível em ambas as câmeras de selfie e nas traseiras; e a ferramenta Super Res Zoom promete manter a resolução das imagens mesmo um grande zoom.

Usuários do Pixel 3a também poderão armazenar suas fotos em alta resolução no Google Photos sem restrição de espaço para armazenamento. 

O Assistente do Google continua disponível nos aparelhos apenas deslizando as bordas laterais para o meio e ele também irá filtrar chamadas automáticas de secretárias eletrônicas.

Google I/O 2019
Google/Reprodução

Neste caso, o Assistente mostrará na tela o texto que o robô está lendo do outro lado da chamada, antecipando assim se o usuário vai querer prosseguir com o telefonema ou não.

O Google Maps também recebe já a partir desta terça-feira (7) em aparelhos Google Pixel o recurso de realidade aumentada no aplicativo.

Com isso, o proprietário não mais visualizará o ponto azul no mapa indicando para onde é necessário seguir. Ao invés disso, ele poderá visualizar as setas direcionais de verdade através do display do Google Maps.

Já a bateria de 3000 mAh do Pixel 3a (ou de 3430 mAh se for o 3a XL) será adaptativa, o que significa que usará machine learning para se ajustar às necessidades do usuário.

Google I/O 2019
Google/Reprodução

Com esse recurso, os usuários podem usar o celular por até 30 horas em uma única carga e, com o carregador de 18W, o aparelho recarrega até 7 horas de uso em apenas 15 minutos.

Em termos de hardware, o chip Titan M do Pixel 3a promete ainda proteger os dados do usuário enquanto que no software, a Google garante atualizações de segurança para o sistema operacional por até 3 anos, incluindo no Android Q.

O Pixel 3a é alimentado por um Snapdragon 670 da Qualcomm e vem com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Os aparelhos serão vendidos em 3 cores: preto, branco e claro com tons de roxo.

Os novos Google Pixel 3a e 3a XL começam a ser vendidos hoje nos Estados Unidos e em alugns países da Europa e Ásia a partir de US$ 399 (o equivalente a quase R$ 1.590 sem acréscimo de impostos); e chega na Índia em 15 de maio.