A dupla de cientistas Shmuel Bialy e Abraham Loeb do Centro de Astrofísica Smithsonian, na Universidade de Harvard, divulgou uma novo tese sobre o misterioso objeto espacial ‘Omuamua (termo havaiano que pode significar "batedor" ou "mensageiro"), descoberto em 2017 e que não pode ser considerado asteroide ou cometa.

De acordo com o estudo, divulgada com aval do chair do departamento de astronomia de Harvard, Avi Loeb, faz a hipótese de que ele, na verdade, teria origem alienígena, utilizando como base a descoberta da aceleração inesperada do objeto ao começar a deixar o Sistema Solar.

Na época, cientistas atribuíram a aceleração à liberação de poeira e gases ao ser aquecido pelo calor do Sol. O estudo de Harvard, porém, teoriza que ‘Omuamua pode ter ganhado esta aceleração por pressão da radiação solar, o que poderia significar que o objeto poderia ser uma espécie de vela espacial, produzida natural ou artificialmente.

“Uma outra alternativa, mais exótica, é de que Oumuamua possa ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente para as proximidades da Terra por uma civilização alienígena”, indica o estudo.

É importante notar, porém, que a hipótese do estudo tem sido bastante questionada por outros membros da comunidade astrofísica. Também é importante levar em consideração que, embora publicado, ele não recebeu a chamada "revisão de pares", em que estudiosos de mesmo nível analisam e comentam mais a fundo as conclusões do estudo.

Em entrevista com a rede de notícias americanas NBC, o astrônomo Coryn Bailer-Jones, do Instituto Max Planck para Astronomia, na Alemanha, explicou: “Na ciência, precisamos nos perguntar: ‘Onde está a evidência?’, não ‘Onde está a falta de evidência para que eu encaixe qualquer hipótese que eu goste?'"

Paul M. Sutter, astrofísico da universidade Ohio State e Cientista Chefe do centro de ciências COSI, na cidade de Columbus, declarou: “Não, ‘Oumuamua não é uma nave alienígena, e os autores do estudo insultam o inquérito científico honesto com a mera sugestão.”

Em 2017, pesquisas indicavam que a hipótese de um objeto alienígena - particularmente uma sonda - eram remotas, considerando que o ‘Oumuamua parecia não emitir qualquer tipo de sinal de comunicação.

Seja um objeto alienígena, o 'Omuamua continua sendo um mistério curioso tanto dentro quanto fora da comunidade de astronomia.