Próximo lançamento da fabricante Xiaomi, o Mi 11 não incluirá um carregador na caixa, confirmou Lei Jun, CEO da companhia, em uma postagem na rede social chinesa Weibo (via The Verge).

Segundo Jun, a justificativa para a não inclusão do carregador na embalagem é a diminuição do impacto ambiental do produto – a ideia é que a eliminação do carregador possibilite embalagens menores e uma quantidade menor peças sendo fabricadas pela companhia.

Mais detalhes serão revelados na próxima semana, junto ao anúncio do Mi 11.

Em outubro, a Apple foi pioneira desse novo movimento da indústria ao anunciar que novos modelos da família iPhone 12 não viriam com fones de ouvido e carregador em suas embalagens.

Assim como a Xiaomi, o orgumento utilizado pela empresa foi o da diminuição de seu impacto ambiental no planeta.

Vale lembrar, no entanto, que a própria Xiaomi fez piada com a decisão da Apple logo após o anúncio, publicando vídeos nas redes sociais que garantiam que seus produtos viriam com carregador na caixa. Veja abaixo:

A decisão da Apple não foi bem recebida por todos, e atraiu críticas de que seria apenas um movimento para aumentar as margens de lucro da Apple, já que os itens seriam vendidos separadamente. No Brasil, a companhia chegou a ser notificada pelo Procon de Sâo Paulo.