Menos de um ano após seu lançamento, o iPhone X poderá ter sua produção encerrada pela Apple, sugere o analista de mercado Neil Campling, da Mirabaud Securities.

Em um relatório enviado a clientes (via CNBC), o analista indica que a morte do iPhone X pode ter relação com a quantidade de chips sobrando nos estoques da TSMC, fabricante que fornece processadores para a Apple. O excesso de chips no estoque, por sua vez, seria uma consequência direta do cancelamento da compra de novas remessas pela Maçã.

"Com o declínio nas encomendas do iPhone X e o problema de estoque na TSMC em níveis recordes, o que basicamente reflete a necessidade de queimar estoques. Por quê? Porque o iPhone X está morto", escreveu Campling em sua nota.

Ainda segundo o analista, o principal motivo por trás do fim precoce do iPhone X seria seu alto preço. Nos Estados Unidos, o modelo chegou por US$ 999 em sua versão mais simples.

A expectativa é que a Apple continue vendendo os modelos do iPhone X que já estão em estoque até eles acabarem, mas que novos modelos não serão produzidos. "Os consumidores estão dando as costas para smartphones de alto preço", afirmou o analista à publicação.

A Apple não se posicionou oficialmente sobre a questão.