Em uma decisão semelhante à tomada nesta quarta-feira (31) contra o Facebook, a Apple decidiu bloquear apps internos do Google no ecossistema iOS.

Segundo o The Verge, versões antigas do Google Maps, Hangouts, Gmail e outras versões beta de aplicativos, usados por funcionários do Google, deixaram de funcionar nesta quinta-feira (31).

"Estamos trabalhando com a Apple para consertar uma interrupção temporária em alguns de nossos aplicativos corporativos para iOS, que esperamos que sejam resolvidos em breve", disse um porta-voz do Google em um comunicado enviado à publicação. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.

A decisão da Apple de bloquear aplicativos internos do Google vem após a revelação de que a companhia de Mountain View distribuiu um aplicativo que deveria ser usado exclusivamente por funcionários para usuários comuns, o chamado Screenwise MeterAssim como o app Facebook Research, o aplicativo do Google contava com privilégios superiores de acesso ao iOS e podia monitorar o uso de internet de smartphones em que estava instalado  em troca de vale-presentes.

Por violar os termos do programa com a Apple, a companhia suspendeu os direitos do Google de rodar esses aplicativos internos – desativando os apps no iOS, como consequência.