Referência para internautas que buscam GIFs na web, a plataforma Giphy deve começar a explorar o uso de GIFs patrocinados para monetizar seu serviço, indicaram fontes próximas ao projeto ao TechCrunch.

Na prática, o modelo deverá funcionar de forma semelhante aos resultados patrocinados do Google: quando o usuário buscar por algo como “bom dia” na plataforma, GIFs da rede de cafeterias Starbucks poderão estar entre os primeiros resultados; em uma busca por “brinde”, garrafas de uma marca específica de cerveja serão os GIFs em destaque.

A aposta da plataforma é que o fato de GIFs serem frequentemente compartilhados entre amigos e contatos próximos farão deles um veículo muito mais eficiente de promoção de marcas – e uma alternativa mais interessante para empresas colocarem suas verbas de publicidade.

O movimento será a primeira tentativa de monetização da plataforma após seus quatro anos de existência. Ao TechCrunch, fontes indicam que o Giphy já tem hoje cerca de 250 milhões de usuários ativos mensais – o que a colocaria à frente de aplicativos como o Snapchat.

Ainda não há uma expectativa de quando os GIFs patrocinados começarão a ser testados, no entanto.