O recém-anunciado fim do Google Stadia pegou não apenas os jogadores de surpresa como também funcionários e até parceiros, incluindo estúdios e distribuidoras.

LEIA MAIS

Conforme publicado pelo Kotaku nesta sexta-feira (30), muitas empresas continuavam trabalhando em versões dos próprios jogos para o serviço, mas todo o trabalho será desperdiçado.

"Tangle Tower deveria ser lançado para Stadia em 2 dias", publicou Tom Vian, do estúdio Snipperclips SFB Games, no Twitter.. Desenvolvedores de empresas menores, principalmente, estão entre os que mais sofreram com a mudança repentina, já que as equipes são bem menores do que as de grandes estúdios.

Muitas empresas têm gerentes parceiros no Stadia para ajudar no processo de adaptação dos jogos. Alguns desses gerentes conversaram com os estúdios aos quais estavam relacionados ainda nesta semana sem saber o que viria.

"Assinamos um acordo e estávamos trabalhando no lançamento de Arctic Awakening para Stadia/Stadia Pro em 2023", disse o fundador do GoldFire Studios, James Simpson, ao Kotaku.

Um caso específico também chamou atenção no Twitter. Na quinta-feira (29), o estúdio PLAION anunciou que havia disponibilizado HotWheels Unleashed no Google Stadia. Em seguida, uma fã perguntou se a empresa havia sido informada sobre o fim do Stadia. A resposta do estúdio PLAION foi o gif abaixo.

Lançado em novembro de 2019, o Stadia, serviço de jogos por streaming do Google, será encerrado em 18 janeiro de 2023. A informação foi divulgada por Phil Harrison no site oficial do Stadia na quinta-feira (29), quando os próprios funcionários da marca eram informados.

Quando encerrar as atividades, o Stadia completará três anos e dois meses de existência e 94 jogos lançados para a plataforma. O Stadia não chegou a ser lançado no Brasil, mas os usuários de outros países que compraram jogos, controles e assinatura serão reembolsados.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e no TikTok.