O Facebook pediu a uma série de bancos dos Estados Unidos que compartilhem informações financeiras detalhadas de seus clientes para o desenvolvimento de novos serviços aos usuários da rede social.

Ao The Wall Street Journal, pessoas próximas ao tema indicaram que a empresa de Mark Zuckerberg esteve em contato com as instituições financeiras ao longo do último ano.

Entre os bancos contactados estariam o JPMorgan Chase, Wells Fargo, Citigroup e US Bancorp.

O projeto teria como objetivo utilizar o Facebook Messenger para hospedar serviços financeiros para seus usuários. Entre os serviços propostos estão a a possibilidade de checar o saldo ou de receber alertas de fraude. Para isso, no entanto, seria necessário a conexão de informações bancárias ao aplicativo.

Também de acordo com a publicação, o Facebook afirmou que não compartilharia com terceiros ou usaria os dados bancários para segmentar anúncios para seu usuário.

Ainda assim, um dos bancos já teria desistido das conversas por conta de preocupações com a privacidade dos dados – uma vez que o Facebook ainda enfrenta investigações por conta do vazamento de dados de 87 milhões de usuários pela Cambridge Analytica.

No final de julho, a empresa também sofreu a maior queda diária de ações da história das Bolsa americanas após a divulgação de seu balanço financeiro, que apontou um crescimento reduzido. No total, a companhia perdeu US$ 123 bilhões em valor de mercado.