O Departamento do Estado dos EUA publicou a possibilidade de pedir o histórico e os nomes nas redes sociais de todos os interessados a pedir visto para o país. A medida, que também pedirá os números de telefone e os endereços de e-mail, é uma das soluções do governo de Donald Trump em reforçar o controle de imigrantes e visitantes nos Estados Unidos.

Em texto publicado no diário oficial do país, o orgão quer que a população comente sobre a medida que pode afetar cerca de 15 milhões de estrangeiros por ano. Ela busca cobrir todos os pedidos de imigrantes e não-imigrantes.

Anteriormente, os requerimentos eram solicitados apenas para os pedidos vindos de países em risco — uma parcela de apenas 65 mil pessoas por ano. Além dos históricos das redes sociais nos últimos cinco anos, os vistos também irão requerir os endereços eletrônicos, os registros de viagens internacionais recentes e o envolvimento de algum membro da família em uma atividade terrorista.

O pedido, publicado nessa sexta-feira (30), terá cerca de 60 dias para a opinião pública. Se ele for aprovado, todos as solicitações passarão por esse processo — salvo em casos de vistos oficiais ou diplomáticos.