Após usar o Twitter na semana passada para falar abertamente sobre suas intenções de fechar o capital da Tesla, Elon Musk, CEO da companhia, publicou nesta segunda-feira (13) uma nota oficial com esclarecimentos sobre o tema.

No documento, Musk explica que se reuniu com o fundo soberano da Arábia Saudita no início do ano passado, quando a possibilidade foi discutida pela primeira vez.

O objetivo do fundo de se aproximar da empresa teria relação com o desejo do grupo de diversificar seus investimentos, hoje focados majoritariamente em petróleo.

As reuniões continuaram ao longo do ano e, no último dia 31, Musk teve ainda mais um encontro com o fundo, que reforçou a intenção de fechar o capital da empresa.

"Eu saí da reunião do dia 31 sem dúvidas de que um acordo com o fundo soberano saudita poderia ser fechado e que seria apenas questão de levar o processo adiante. Foi por isso que eu me referi a 'fundos garantidos' no anúncio do dia 7", escreveu Musk, fazendo referência à sua mensagem postada no Twitter na última terça-feira (07).

Ainda no documento, Musk afirma que a negociação segue em andamento e que apenas alguns detalhes e logísticas precisam ser fechados.

Vale destacar, no entanto, que a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos ainda busca informações sobre a possibilidade da empresa voltar a ser privada e pode dar um parecer sobre a decisão de Musk anunciar os planos publicamente no Twitter.

Uma investigação formal, no entanto, não foi aberta.

Sobre a decisão de fazer o anúncio no Twitter, Musk esclareceu que acredita que o anúncio público seria a melhor opção para que a decisão chegasse a todos os acionistas e interessados em ações da empresa.

Para ser sincero, quando eu fiz este anúncio público, bem como o post agora neste blog e outras discussões sobre este assunto, eu estava falando por mim como um possível investidor da Tesla”, afirmou.

Por fim, Musk indica que deverá conversar com investidores e conselheiros da empresa para continuar estudando as opções sobre o plano. Um comitê interno da Tesla também será formado para tomar uma decisão sobre o tema.