Samsung
Review: Samsung Galaxy Z Flip5 melhora exatamente no que precisava
Novo smartphone da linha de dobráveis traz novidades interessantes, mas não surpreende
A Samsung lançou sua nova linha de dobráveis e segue implementando melhorias, principalmente para o Galaxy Z Flip5, smartphone menor, mas não menos imponente com diversas novidades aguardadas e certeiras.
Ficha Técnica do Samsung Galaxy Z Flip5
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen2
- RAM: 8 GB
- Memória: 128 ou 256 GB
- Tela: Foldable Dynamic AMOLED 2X dobrável, 120Hz, HDR10+, 1750 nits, 6,7”, 1080 x 2640
- Tela externa: Super AMOLED 3,4”, 720 x 748
- Câmeras: Principal de 12 MP, f/1.8, 24mm (wide), Ultrawide de 12 MP, f/2.2, 123˚ e frontal de 10 MP
- Leitor biométrico no botão lateral
- Suporte a 5G
- Bateria: 3.700mAh (carregamento rápido de até 25W)
Mudanças importantes e que fazem a diferença
Primeiro, é importante entender que, como um smartphone topo de linha, desde seu modelo anterior, o Z Flip já é um dispositivo para quem se prepara para o futuro, ou seja, não há mudanças expressivas em performance, afinal, são extremamente raros os aplicativos de uso rotineiro e até games que usarão todo o potencial dos componentes, pelo menos por enquanto.
A mudanças do processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1 para o 8 Gen2 segue o script e, se colocada à testes, obviamente números apontam para uma evolução. Porém, poucas serão os momentos em que isso será relevante.
O que se torna relevente no novo aparelho, de fato, são as mudanças estruturais. Primeiro, com uma nova tecnologia para a dobra da tela, o vinco agora se fecha completamente, o que promove, além de uma estrutura mais anatômica, também oferece mais segurança.
Sem espaço entre as telas com o aparelho fechado, a chance de entrada de poeira e até outros objetos maiores que podem danificar o componente é reduzida expressivamente e tudo isso sem sacrificar firmeza na dobra.
A tela externa é outra grande novidade. Acompanhando a tendência criada por concorrentes como Motorola Razr, a Samsung aumentou bastante o tamanho do display e, com isso, abre um mundo de possibiidades para quem gosta de experimentar usar o celular dessa maneira.
Não apenas a tela é maior com mais opções de personalização, mas o software da Samsung UI oferece mais possibilidades para a tela menor, embora a solução não seja tão eficiente quando se trata de bateria, já que o display é travado em 60Hz, sem taxa variável.
Aqui, e possível executar aplicativos selecionados e até versões de teste de outros não tão otimizados como YouTube, Netflix, Google Maps e mais. Aliado a isso, a câmera também é beneficiada, porém, com usos limitados.
Claro, usar a tela para gravar conteúdos ou mesmo consumir se tornará um hábito para usuários, agora, com o display maior, mas ainda há muito para melhorar, por exemplo, ao gravar vídeos em 4k com bitrate alto, não é possível utilizar o display extra, por exemplo.
LEIA MAIS
- Samsung Odyssey OLED G8 é um sonho
- ROG Ally, portátil da ASUS, é lançado oficialmente no Brasil
- Review: Samsung Galaxy Book 3 360 é para quem procura versatilidade
Com isso, o Samsung Galaxy Z Flip5 oferece o mesmo que o antecessor, com melhorias importantes, deixando claro que a empresa ouve seus consumidores e que se tornam atrativos, mas, com isso, resta esperar para saber como o aparelho deve revolucionar em suas futuras edições. O smartphone dobrável já está disponível em pré-venda no site oficial da Samsung, por R$ 8999.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!