Apesar de não acreditar que criptomoedas como a Bitcoin sejam um esquema de fraude, como apontam outros investidores, o cofundador da Microsoft  Bill Gates parece um tanto preocupado em relação à tecnologia – especialmente ao anonimato que suas transações permitem.

"A principal característica das criptomoedas é o seu anonimato. Eu não acho que isso seja bom”, escreveu Gates nesta terça-feira (27), em uma das frequentes sessões de perguntas e respostas que costuma fazer nos fóruns do Reddit.

Segundo o executivo, a capacidade de governos de rastrear a origem de fortunas, como forma de evitar lavagem de dinheiro e evasão fiscal, é uma coisa positiva e importante para combate do terrorismo  – o que é agora complicado pelas criptomoedas.

As moedas criptomoedas são usadas para comprar fentanil e outras drogas, por isso é uma tecnologia rara que causou mortes de maneira bastante direta. Eu acho que a onda especulativa em torno de ICOs e criptomoedas é super arriscada”, opinou.

Vale ressaltar que transações de criptomoedas, em particular com a Bitcoin, não são completamente anônimas como sugerido por Gates, mas mantidas em um registro público coletivamente atualizado – ainda que de forma não regulamentada por governos, o que permite que grandes somas de dinheiro sejam transferidas de forma “invisível”.