Dando sequência à avalanche de rumores que rondam o lançamento do próximo iPhone, a Bloomberg indicou que a Apple poderá trazer uma função para o desbloqueio de tela de seu smartphone baseada em reconhecimento facial em 3D. 

Citando fontes próximas ao desenvolvimento do produto, a publicação afirma que o sensor será capaz detectar o rosto do usuário em milissegundos, seja para o desbloqueio da tela, autenticação de pagamentos ou até para a abertura de apps seguros.

As mesmas fontes indicam que o sistema ainda está em testes e poderá não aparecer no próximo smartphone da empresa. A ideia, no entanto, é que ele venha a substituir o Touch ID, leitor biométrico que foi introduzido pela primeira vez no iPhone 5S, em 2013. 

Em março, o analista Ming-Chi Kuo, conhecido por acertar em cheio os rumores que levanta junto a fontes próximas da Apple, já havia indicado o movimento da companhia em direção aos sensores 3D. Entre eles, estava a compra de um carregamento de câmeras 3D e a aquisição da PrimeSense em 2013, uma empresa do setor de sensores 3D. 

A Apple não se pronunciou sobre o rumor.