A nova maior bateria de íon de lítio do mundo está pronta para ser carregada e colocada em funcionamento pelo governo do estado da Austrália do Sul após menos de 100 dias do início de sua construção (via Mashable).

Em parceria com a Tesla, o projeto foi anunciado por Elon Musk em março deste ano, com a promessa de que ele seria concluído em menos de 100 dias ou seria completamente gratuito para o governo local.

Pelo Twitter, Musk confirmou a conclusão do projeto antes do prazo. A bateria de 100 MW deverá ser energizada e testada nos próximos dias. O projeto tem um custo estimado de US$ 50 milhões – cerca de R$ 160 milhões, em conversão direta.

Instalada ao norte de Adelaide, a bateria deverá ajudar nos problemas de energia sofridos pelas região, que incluíram um blackout em setembro deste ano. As baterias da Tesla deverão ser usadas para armazenar energia produzida por fontes sustentáveis, que poderá ser liberada para consumidores quando a demanda estiver alta demais.

"A maior bateria de íon de lítio do mundo será uma parte importante do nosso mix de energia e envia a mensagem clara de que a Austrália do Sul será líder em energia renovável com armazenamento de bateria", disse o primeiro ministro da Austrália do Sul, Jay Weatherill, em um comunicado. "Uma enorme quantidade de trabalho foi dedicada a entregar esse projeto em tão pouco tempo".