Super Mario 64 é uma aventura repleta de desafios divertidos e personagens carismáticos, mas mesmo um mundo tão lúdico e aparentemente inocente esconde segredos obscuros. É o caso de King Bob-Omb, o primeiro chefão do jogo de Nintendo 64

Você pode não ter percebido, mas é possível que o líder do exército Bob-Omb seja vítima de um destino bastante cruel após ser derrotado por Mario. Trata-se de algo tão sombrio e terrível que ninguém merece passar, muito menos ele. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

King Bob-Omb reside no topo da montanha de Bob-Omb Battlefield, a primeiríssima fase de Super Mario 64. É necessário alcançar o topo do relevo e derrotá-lo para adquirir a primeira das 120 estrelas do game. 

Para chegar até a batalha, porém, o rei preparou uma série de obstáculos para impedir as forças inimigas. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

O rei no topo da montanha

Soldados em formato de bomba vigiam o trajeto e balas de canhão deslizam incenssantemente pela trilha da montanha, que também possui um vale onde é preciso esquivar de duas esferas maciças. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

Ao avistar Mario subindo em sua plataforma no topo da montanha, King Bob-Omb se mostra surpreso – e bastante ofendido. 

“Como ousa escalar minha montanha?”, diz a enorme bala de canhão ao bigodudo. “Você pode ter enganado meus guardas, mas nunca escapará de mim…você nunca pegará minha Power Star. Eu o desafio, Mario!”

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

No fim, derrotar o rei não é bem um desafio. Como o chefão bem explica – tornando a vida do jogador ainda mais fácil –, basta agarrá-lo pelas costas e arremessá-lo no chão para infringir dano. 

O jogador perceberá, com o avanço do jogo, que a batalha de Bob-Omb se trata da primeira em uma série de treinamentos para a batalha contra Bowser, que segue a mesma fórmula. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

Para o infortúnio deste chefão, porém, ele é bem mais lento que o rei Koopa, sendo facilmente superado com apenas três arremessos no chão. 

“O que?! Como que um ser insignificante como você desativou o Rei dos Bob-Ombs?”, questiona o chefão, que esperneia no chão após ser derrotado. “Você pode até ser rápido o suficiente para me derrubar, mas terá que ser mais ágil se quiser pegar o Rei Bowser pelo rabo”. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

Antes de sumir com uma explosão, o chefão diz ao bigodudo que, caso queira enfrentá-lo novamente, basta selecionar a primeira estrela no menu da fase. Ele então se despede com um simples: “Por ora, adeus”.

Mas será que, de fato, Bob-Omb morreu com a explosão? 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

O que aconteceu com King Bob-Omb?

Bem, há evidências no jogo de que esse não foi bem o caso. Após a batalha, um novo diálogo e uma diferença bastante discreta aparece no trajeto da montanha. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

A próxima estrela de Bob-Omb Battlefield é “Footrace with Koopa the Quick”, aquela em que o jogador precisa vencer a corrida contra a tartaruga até o topo da montanha do rei – que, inclusive, não está mais lá. 

O jogador pode estar tão concentrado na corrida que é fácil perder a pequena diferença no trajeto: o vale, que antes possuía duas balas de canhão, agora dispõe de três balas que precisam ser dribladas. 

Imagem de Super Mario 64

De onde surgiu a terceira bala? Bem, uma teoria que se tornou conhecida na comunidade anos atrás aponta para o fato que, sim, a terceira bala se trata de ninguém menos que King Bob-Omb. 

Derrotado, o rei teria perdido a coroa e seu escalão, se unindo ao seu exército como uma mera esfera maciça e sem vida. 

O diálogo que dá base à teoria

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

O diálogo que fortalece essa teoria pode ser encontrado no início da fase, disponível em qualquer estrela após a batalha contra o chefão. 

O soldado Bob-Omb vermelho localizado à direita do canhão diz o seguinte: “Obrigado, Mario! O grande Bob-Omb é apenas um fracassado agora! Mas a batalha pelo castelo está apenas no começo”.

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

No diálogo original em inglês, o soldado usa o termo “dud” para descrever o ex-líder – o que em tradução direta significa “algo que não tem mais valor ou que deixou de funcionar”. Sendo assim, a forma “desativada” do rei seria a de uma bala de canhão comum. 

No encontro com Mario, King Bob-Omb não mede palavras para intimidar o herói. Porém, no fim, ele é bastante inofensivo e até que prestativo, pois dá a dica-chave para derrotar Bowser. 

Imagem de Super Mario 64
Reprodução: Nintendo

Sendo assim, seria uma pena se ele realmente foi vítima de um destino tão terrível e obscuro. 

Afinal, caso um dia a teoria seja confirmada oficialmente, o chefão ficou fadado a deslizar eternamente por um vale como uma esfera sem vida. 

LEIA MAIS

Super Mario 64 está disponível no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. Fora isso, é possível jogar o clássico no Switch por meio de Super Mario 3D All-Stars, mas o jogo deixou de ser distribuído em março de 2021


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais! 

extras/capas/super_mario_64_box_art.jpeg
Super Mario 64
  • Lançamento

    23.06.1996

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Plataforma

  • Plataformas

    Nintendo Switch Nintendo 64