Embora não seja tão comum, existem spinoffs que acabam fazendo mais sucesso do que as franquias que os originaram. Exatamente como foi o caso de Special Victims Unit, que rendeu mais temporadas do que o Law & Order original, ou quando Pantera Negra fez uma bilheteria maior do que Guerra Civil — ou qualquer filme dos Vingadores até aquele momento.

É importante esclarecer aqui, porque o assunto ainda gera muita confusão: "spin-off" significa simplesmente "derivado."Não tem absolutamente nada a ver com ser canônico ou não. Qualquer subproduto de um projeto maior se encaixa no que chamamos de spinoff.

Em outras palavras, no universo dos jogos, seria um projeto avulso ou uma subssérie que surgiu dentro de uma franquia anterior ou se passa no mesmo universo. Em termos de narrativa ou continuidade, às vezes é canônico, às vezes não é canônico.

7. Apex Legends - PS4, Xbox One, Switch e PC (2019)

Enquanto o primeiro Titanfall morreu cedo e o segundo passou quase despercebido — apesar de ser um game excelente —, o derivado Apex Legends se tornou um grande hit, chegando aos 70 milhões de jogadores no primeiro ano.

Em vez de um game multiplayer fechado ou de ter uma campanha, Apex mistura a estrutura de Battle Royale com Hero Shooter. Ele não tem os mechas de Titanfall, mas se passa no mesmo universo de ficção científica e herda algumas mecânicas dos pilotos da série principal, como subir em paredes baixas, deslizar no chão e usar tirolesa. É um tipo de consolo para os fãs de Titanfall que não devem ver tão cedo um novo título da franquia.

6. Modern Warfare - PlayStation, Xbox, Nintendo e PC (2007 - 2019)

Talvez nem todo o mundo se lembre, mas os três primeiros Call of Duty eram focados na Segunda Guerra Mundial e sempre numerados. CoD 4 também era numerado, mas mudou a ambientação para as guerras no Oriente Médio e, com o sucesso que fez… Mudou os rumos da franquia.

Modern Warfare ganhou duas sequências e, recentemente, um reboot, todos vendendo muitas vezes mais do que os CoDs "tradicionais". Contudo, a verdade é que, depois do quarto game, CoD abandonou a estrutura de "série principal" pra se organizar em games de ambientações variadas, e tudo isso graças a Modern Warfare, que tecnicamente é um derivado da franquia principal — e o mais popular deles.

5. Persona - PlayStation, Nintendo e PC (1996 - 2020)

É bem complicado tentar acompanhar o que a Atlus fez com a série Shin Megami Tensei, porque são simplesmente muitos spinoffs. Last Bible, Majin Tensei, Ronde, Devil Children e vários outros, mas nenhum chega perto da popularidade de Persona.

Os traços dessa subsérie envolvem um grupo de estudantes, um protagonista mudo e combate com as personas, que são manifestações físicas do subconsciente de uma pessoa. Persona, por sua vez, também tem vários derivados, como a linha Persona Q ou os jogos de dança.

De qualquer forma, a verdade é que Persona, principalmente com seus dois últimos jogos principais, ganhou bastante espaço também no Ocidente e já é bem mais conhecida por aqui que a franquia que a originou.

4. The Sims - PC, PlayStation, Xbox e Nintendo (2000 - 2020)

A franquia Sim começou lá em 1989 com o famigerado SimCity, oferecendo um simulador de construção de cidades. Rolaram vários spin-offs interessantes, mas nenhum tão popular quanto The Sims, lançado no ano 2000 pra computadores.

A proposta você conhece. E não só você, mas provavelmente sua mãe, sua tia e praticamente todo mundo que já tenha tido acesso a um computador. É o gerenciamento da vida de personagens digitais — que você mesmo personalizou — , incluindo seu trabalho, sua casa e suas relações. Os sims.

Foram 4 jogos principais, várias expansões, muitos ports e muita influência na cultura pop em geral. Afinal, quem é que não reconheceria o cristal verde Plumbob ou simlish, aquele idioma do jogo que é só um monte de embromation?

The Sims é uma das franquias de mídia mais rentáveis do mundo e já bateu a marca de 5 bilhões de dólares em receita nesses 20 anos. Definitivamente, muito mais popular que qualquer coisa da série Sim.

3. World Of Warcraft - PC (2004 - 2020)

Não existe dúvida de que Warcraft é uma das maiores e melhores franquias de estratégia em tempo real já feitas. Mas o sucesso absoluto desse universo veio com o derivado World of Warcraft.

Em termos de história, WoW é praticamente uma sequência de Warcraft 3, mas a mudança de gênero RTS para o RPG multiplayer online para multidões faz dele um spin-off. Ali, os jogadores criam seus personagens, e podem explorar o mundo de Azeroth com seus amigos enquanto fazem missões.

WoW fez da marca Warcraft uma das mais rentáveis dos videogames e abocanha cerca de metade do mercado de MMORPGs, com aproximadamente 7 milhões de jogadores ativos em 2020. Mas esse número sempre aumenta quando sai uma nova expansão.

2. Counter-Strike - PC, PS3, X360 e Xbox (2000 - 2020)

No final dos anos 1990, Half-Life revolucionou a indústria com ideias frescas e mecânicas extremamente divertidas, mas a franquia de Gordon Freeman jamais alcançou um público tão amplo quanto seu o spin-off multiplayer de terrorista versus contra-terrorista.

Counter-Strike é um dos vários mods do primeiro Half-Life feitos pela comunidade. Vendo como a proposta era promissora, a Valve adquiriu os direitos do mod e lançou ele como jogo sob seu próprio selo. A versão 1.6 de Counter-Strike estourou com a era das lan houses, mas CS nunca foi tão popular quanto é agora com Global Offensive, um dos principais títulos competitivos do mundo dos eSports.

Em 2020, Counter-Strike é um dos games mais jogados do Steam, um dos mais assistidos na Twitch e uma das franquias de videogame mais vendidas do mundo.

1. Super Mario Bros. - Nintendo, Mobile e Arcade (1985 - 2020)

Isso não é segredo, mas talvez os jovens não saibam: Super Mario Bros. não foi a origem do mascote da Nintendo. Antes mesmo do lançamento do NES, lá em 1981, a empresa lançou nos arcades Donkey Kong — que não é aquele da Rare que todo mundo ama, aquela lá é a franquia Country.

O Donkey Kong original era um jogo de plataforma com tela estática inspirado em King Kong. Um gorila maluco sequestrava uma mulher chamada Pauline e você precisava desviar dos barris que ele jogava, controlando um carpinteiro de bigode chamado… “Jumpman”. Que depois foi chamado de “Mario” em homenagem ao dono do armazém que a Nintendo of America alugava na época.

É verdade que Donkey Kong foi muito popular naqueles tempos, rendeu grana demais tanto no arcade quanto nos outros ports, como o do Nintendinho, mas nada disso chega nem perto do que fariam os jogos desse Jumpman, que eram spinoffs lá no início dos anos 80.

Somando todas as subséries que envolvem o personagem, Mario é a franquia com o maior número de cópias de jogos vendidas da história, passando a marca de meio bilhão. Isso é mais de 10 vezes o montante da franquia Donkey Kong. Obviamente, Mario também possui muito mais jogos lançados, sendo mais de 200 atualmente. Sem contar que ele é considerado o personagem de videogame mais popular de todos os tempos, então… não tem muito o que discutir.