Apresentados pela Samsung junto aos novos Galaxy S9 e Galaxy S9+, os AR Emojis poderão ser utilizados para videochamadas em tempo real no futuro, sugere uma nova patente conquistada pela empresa (via Patently Mobile).

Publicada junto ao órgão de patentes dos Estados Unidos, o documento descreve um sistema em que usuários podem conversar em vídeochamadas utilizando apenas representações digitais 3D de seus rostos – ao invés de imagens reais.

As animações em 3D se adaptariam em tempo real às reações do usuário na chamada de vídeo, refletindo suas expressões faciais.

Reprodução/Patently Mobile

A grande vantagem do sistema seria o potencial de minimizar a largura de banda necessária para comunicações de vídeo em tempo real, uma vez que os modelos 3D poderiam ser animados usando apenas metadados com informações sobre as expressões do usuário enviados através da internet.

Apesar de só ter sido concedida à Samsung nesta semana, a patente foi registrada pela empresa em 2013 – bem antes do lançamento dos AR Emojis pela empresa.

Ainda assim, é possível que a Samsung tenha planos mais ambiciosos para a plataforma do que um simples sistema de mensagens animadas, o que torna a possibilidade de que eles serão utiizados para videochamadas bastante provável.