Resident Evil 4 VR será lançado em 21 de outubro para Oculus Quest 2. A data foi anunciada por meio de um trailer inédito divulgado nesta segunda-feira (27). A princípio, essa nova versão não será lançada para outras plataformas.

O jogo está aos cuidados da produtora Armature, que não mexeu nas mecânicas fundamentais de Resident Evil 4, mas está adicionando várias melhorias para a versão de realidade virtual. "As armas e itens foram refeitos como objetos físicos que você pode pegar e interagir", explicaram os desenvolvedores em um vídeo divulgado em abril. "Você pode trocar de armas pegando-as no seu corpo ao invés de abrir um menu, e pode empunhar armas separadas em cada mão".

Resident Evil 4 VR terá suporte para controles analógicos Touch, teleporte e escalonamento da sala, recursos do Oculus Quest 2. O áudio está sendo retrabalhado para incluir som 3D espacial, indicando a direção dos inimigos para o jogador, por exemplo.

Lançado originalmente em janeiro de 2005, para Nintendo GameCube, Resident Evil 4 mudou a história dos jogos de tiro em terceira pessoa, trazendo novas propostas de câmera e mecânicas que se tornaram regra no gênero.

Por conta disso, Resident Evil 4 é considerado um divisor de águas: enquanto para alguns as mudanças no gameplay foram muito bem-vindas, para outros, não foi nada agradável. E, na indústria de jogos, assim como dentro da própria série Resident Evil, tudo mudou para sempre.

Se quiser saber mais sobre o game, confira este texto em que o The Enemy explicou a importância de Resident Evil 4 para a indústria. Sinta-se à vontade para dizer, nos comentários, se você está entre os que amam o título ou entre os que preferiam o estilo tradicional da série.