Dias antes de seu anúncio oficial, previsto para acontecer nesta semana, o novo headset de realidade virtual Oculus Quest 2 vazou em novos vídeos promocionais publicados por acidente pelo Facebook.

Sucessor do Oculus Quest original, lançado em 2019, o noo modelo embarca um processador Snapdragon XR2, da Qualcomm.

Diferente do processador do modelo anterior da série, o Snapdragon 835, o XR2 é uma plataforma especialmente desenhada para experiências VR e AR e promete um display "quase 4K", ou "quase 2K para cada olho".

De qualquer forma, a resolução será 50% maior em termos de quantidade de pixels do que no Quest original. O headset terá ainda 6 GB de RAM, e 256 GB de armazenamento interno. O modelo antigo trazia 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Entre as informações que ainda faltam sobre o produtora vazado estão o peso e tamanho do headset, além de detalhes sobre a "nova ergonomia" do produto. Confira os detalhes nos vídeos acima e abaixo.

O Oculus Quest 2, vale lembrar, não precisa ser ligado a um console ou PC para funcionar, e pode ser acessado diretamente através de um aplicativo do produto. O dispositivo também tem câmeras embutidas que mapeam o ambiente ao redor para sessões de jogo em VR.

Ainda não é certo qual será o preço do novo Oculus Quest 2, mas rumores sugerem que o dispositivo deve chegar ao mercado por US$ 399 – conforme indicou uma listagem do produto no Walmart.

O novo óculos de realidade virtual será revelado oficialmente no evento Facebook Connect, conferência para desenvolvedores marcada para o dia 16 de setembro.