Jogos cooperativos já foram mais comuns na indústria. Entretanto, as plataformas atuais (PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC) trazem algumas boas opções que você não pode deixar passar.

Abaixo, o The Enemy reuniu cinco opções excelentes para que você consiga jogar com amigos e familiares. Sinta-se à vontade para comentar mais jogos na sessão de comentários, ao final da página.

A série Gear of War (2006 - 2019) | X360, XOne, XSeries e PC

Arte de Gears of War 3.

Começamos contemplando quem curte uma experiência mais convencional de ação misturada com narrativa. A franquia Gears of War tem ótimas campanhas solo, que podem ser aproveitadas também acompanhado. De Gears 1 até Gears 5, todos os jogos oferecem modo co-op, tanto local quanto online.

Gears se passa no planeta Sera e conta a história da guerra dos humanos contra a horda dos Locust, que são uns lagartos que moram no subsolo e querem dominar a superfície. O jogo original redefiniu os paradigmas de shooters em terceira pessoa, e a trama, especialmente nos três primeiros jogos, é muito boa e intrigante. Vale dizer que Gears of War 3, especificamente, dá suporte para você zerar a campanha inteira em até quatro jogadores no modo online.

Não tem Xbox nem PC? Vou dar uma dica alternativa na mesma linha. Tenta então Resident Evil, que no 5, 6, Revelations 1 e Revelations 2, também pode ser jogado em multiplayer local ou online. No caso, esses RE estão também no PlayStation e no Switch.

Portal 2 (2011) | PS3, X360 e PC

Portais abertos em Portal 2.

Para quem prefere algo mais leve, talvez um jogo de enigmas seja uma boa. Portal 2, além de ter uma ótima campanha de um jogador, traz outra ótima campanha cooperativa de umas cinco horas de duração.

Você e um parceiro controlarão os robôs Atlas e P-Body, que usam armas de portais. Em cada câmara, é preciso descobrir como avançar para a câmara seguinte resolvendo quebra-cabeças com quatro portais.

Para se comunicar melhor, especialmente no multiplayer online, existem indicadores para você mostrar onde quer que seu parceiro crie portais. Os personagens controláveis não falam, mas a narrativa é conduzida pela inteligência artificial psicopata mais amada dos games, que é a GlaDOS, fazendo monólogos ótimos.

Portal 2 só ganhou versões no PC e nos consoles da sétima geração, mas o game é retrocompatível no Xbox One e Xbox Series. Vou deixar uma alternativa de co-op de puzzle para quem não tem essas plataformas: a franquia Trine.

Do primeiro ao quarto game, você tem visuais lindos em um mundo de fantasia, e quebra-cabeças legais pra resolver em até três jogadores. Está disponível em todas as plataformas atuais.

Super Mario 3D World (2013 - 2021) | Wii U e Switch

Personagens de Super Mario 3D World.

Agora, falando de Nintendo e franquias clássicas, talvez não exista um multiplayer co-op tão essencial no Switch quanto Super Mario 3D World. A diferença básica dele pra outros jogos 3D do Mario, como Galaxy e Odyssey, é que esses são jogos collectathons — ou seja, focados em colecionáveis, voltados para a exploração e com controle da câmera. Já 3D World é um jogo mais parecido com os Marios antigos, com fases mais lineares e curtas, só que em um design 3D.

3D World também oferece outros personagens além do Mario, como Luigi e Peach, cada um com pequenas diferenças e vantagens em jogabilidade.

Não tem Switch? Então, vamos para a dica alternativa: se você tiver um PlayStation 4 ou 5, a recomendação é o ótimo Sackboy: A Big Adventure. É um derivado muito charmoso da franquia LittleBigPlanet e é o mais próximo de Mario 3D World que você vai encontrar em outros consoles.

Overcooked! 1 e 2 (2016 - 2018) | PS4, PS5, XOne, XSeries, Switch e PC

Gameplay de Overcooked! All You Can Eat.

Até agora, todas as recomendações foram tranquilas, divertidas, sem pressão… Mas se você tem fome por algo caótico e levemente estressante que traga um tempero pra sua jogatina cooperativa, Overcooked é o melhor pedido.

Overcooked coloca quatro pessoas para trabalharem juntas em uma cozinha cortando, cozinhando, lavando e se desdobrando para entregar os pratos a tempo. A questão é que as fases são completamente malucas e levam a cozinha para um carro em movimento, para uma geleira, para uma faixa de pedestres e até para o espaço. Conforme vão rolando atrasos e as coisas vão saindo da ordem, tudo vira uma balbúrdia desgraçada — e muito engraçada também.

Os dois jogos da série contam com coop local, mas a versão original do primeiro jogo não tem online. Se você quiser jogar Overcooked 1 online, tem que pegar a coletânea remasterizada chamada "All You Can Eat."

Já conhece Overcooked e quer uma dica na mesma pegada? Bom, se você curte tarefas cooperativas e gritaria em jogos independentes, eu vou deixar aqui duas alternativas: Lovers in a Dangerous Space Time, que pede boa comunicação e trabalho em equipe pra sobreviver no espaço, e o indie nacional No Heroes Here, que é um jogo de defesa de torre, mas feito de um jeito que você talvez nunca tenha visto.

It Takes Two (2021) | PS4, PS5, XOne, XSeries e PC

Gameplay de It Takes Two.

Esse game é uma das melhores surpresas de 2021 — e talvez meu game preferido do ano até agora. It Takes Two é um jogo que tem um dos conjuntos de mecânicas e design de level mais ambiciosos, variados e criativos que já vi.

Você e seu parceiro controlam o casal Cody e May, que estão para se divorciar. Até que, por meio de mágica, eles viram bonecos. Enquanto os dois estão desesperados para voltar ao normal, eles precisam lidar com os obstáculos colocados pelo livro falante Dr. Hakim, que tenta fazer uma terapia de casal forçada com eles.

It Takes Two nunca fica monótono e nem deixa de surpreender você com novidades nos mapas, na forma de jogar e nos minigames. Ele é, na maior parte do tempo, um jogo de plataforma. Mas, eventualmente, vira um RPG isométrico, um shooter, um jogo de puzzle e mais um monte de coisa. É a aventura mais essencial para quem quer jogar algo divertido e inovador a dois, seja no online ou no coop local.

Se você já jogou It Takes Two, eu vou sugerir como alternativa o jogo anterior do mesmo estúdio que é o A Way Out. Esse é um jogo que também só pode ser jogado em dupla e acompanha duas pessoas que precisam fugir da prisão e se vingar de quem colocou os dois lá. Não é tão bom quanto It Takes Two, mas também está entre os co-ops mais legais que eu já joguei.