O Genesis, mais conhecido como Mega Drive, foi o terceiro videogame da Sega e sucessor do Master System. Lançado em 1998 no Japão e, nos anos seguintes, chegou ao restante do mundo.

Com uma biblioteca de mais de 900 jogos criados pela Sega, além de diversos outros títulos lançados para o videogame de 16 bits através de third-parties, o Mega Drive foi, inclusive, muito famoso no Brasil.

Devido ao seu estrondoso sucesso em terras brasileiras, o console ainda é produzido pela Tectoy no Brasil, em novas versões. O Mega Drive soma, até a presente data, mais de 40 milhões de unidades vendidas.

Abaixo, você confere os 40 melhores títulos do console de acordo com a Equipe The Enemy. Vale apontar que tentamos selecionar apenas 1 de cada franquia para dar espaço para outros games.

Confere só a Seleção The Enemy do Mega Drive:

Alex Kidd in The Enchanted Castle

O primeiro mascote dos videogames da Sega estreou em seu quinto jogo de plataforma e o jogador controla Alex no planeta Paperock enquanto ele procura por seu pai, o King Thor. Em sua aventura, o herói pode usar veículos e derrotar seus inimigos usando o Janken (Pedra, Papel e Tesoura).

Alisia Dragoon

O jogador controla Alisia, uma jovem guerreira que embarca em uma jornada de vingança e também, para salvar o mundo. Neste jogo de plataforma, a heroína pode usar seus poderes mágicos e invocar quatro bestas para ajudá-la contra os inimigos.

Battletoads

Este beat 'em up multiplayer ganhou uma versão para Mega Drive e nele, os jogadores podiam controlar um sapo adolescente mutante em busca de salvar o planeta e um de seus irmãos de uma maligna rainha. O game conta com bastante dificuldade e uma trilha sonora memorável.

Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse

Um jogo de plataforma estrelado pelo Mickey Mouse onde ee se aventura em um castelo para salvar Minnie.

Castlevania: Bloodlines

Neste jogo de plataforma o jogador pode escolher entre dois heróis: John Morris, que usa um como arma primária um chicote; ou Eric Lecarde que usa como principal arma uma lança. Destaque para os visuais deslumbrantes e para os cenários inspirados em países europeus, além da trilha sonora icônica.

Comix Zone

Um beat 'em up com visuais que lembram uma história em quadrinhos, como o título bem indica. 

Contra: Hard Corps

É o primeiro da subsérie Hard Corps. Este jogo run and gun side-scrolling (de lado) se passa anos no futuro e mostra os eventos após Contra III: The Alien Wars. 

Os jogadores têm a disposição quatro novos personagens que devem deter o temível Coronel Bahamut e suas armas alienígenas. O game conta com múltiplos finais.

Disney's Aladdin

Game de plataforma baseado no filme de mesmo nome. A versão de Mega Drive foi lançada em 1993 e impressiona pelos gráficos vibrantes e animação fluída, além de músicas originais e outras adaptadas do longa-metragem.

Earthworm Jim

Um jogo bastante diferente onde o jogador controla uma minhoca falante no corpo de um musculoso astronauta. A versão de Mega Drive tem gráficos animados bastante detalhados que saltam aos olhos e uma jogabilidade precisa, além de muito humor sem sentido e uma trilha sonora caprichada, assinada por Tommy Tallarico, que viria mais tarde a criar o Video Games Live.

Ecco the Dolphin

Um jogo de ação e aventura repleto de enigmas e exploração aquática. No game, o jogador controla um golfinho enxerido que viaja através do tempo para combater alienígenas e salvar os oceanos do planeta Terra.

Ghouls'n Ghosts

Este difícil game de plataforma side-scrolling da Capcom foi lançado primeiramente para Arcades, mas depois ganhou ports em outros videogames, dentre eles o Mega Drive.

É a sequência de Ghosts 'n Goblins e o jogador deve novamente controlar Sir Arthur em mais uma tentativa de salvar a Princesa Prin-Prin e salvar sei reino que foi infestado por criaturas demoníacas.

Golden Axe II

Continuação do beat 'em up medieval da Sega. São novamente três personagens para escolher e controlar e assim derrotar as hordas de inimigos, saquear itens de recuperação sempre que possível e montar em animais selvagens para executar investidar mortais. O objetivo é recuperar o artefato Golden Axe.

Gunstar Heroes

Um jogo ao estilo run and gun e foi o primeiro jogo desenvolvido pela Treasure. São dois personagens jogáveis para escolher e assim, deter um império maligno e seus seguidores, além de coletar 4 gemas poderosas. Além de atirar com as armas, os bonecos podem executar saltos e acrobacias.

Jurassic Park

O game de ação e aventura foi lançado como parte da campanha de marketing para o filme de mesmo nome, em 1993.

Era possíverl escolher entre jogar com o Dr. Alan Grant, o herói, ou com um Velociraptor, sendo um dos primeiros (se não, o primeiro) jogo a permitir escolher entre um protagonista e um antagonista, cada qual com um objetivo e um desfecho próprios.

Além disso, o game tinha dinossauros espalhados pelos cenários que sempre interagiam de maneira diferente, permitindo experiências únicas.

Kid Chameleon

Um dos jogos de plataforma e aventura mais difíceis, onde o personagem principal podia usar máscaras e herdar habilidades únicas de cada uma delas, ao longo de cerca de 103 níveis.

Landstalker: The Treasures of King Nole

Um game de ação e aventura onde o personagem principal, um caçador em busca de um grande tesouro; pode conversar, andar, nadar, pular, lutar, subir escadas e executar diversas outras atividades, tudo com uma perspectiva no topo da tela. 

Mega Bomberman

Quem já conhece a série Bomberman sabe: basta usar as bombas e destruir todos os blocos e inimigos, abrindo caminho e passando de fases, ou destruindo os demais Bombermans dos outros jogadores em um divertido modo multiplaye.

Michael Jackson’s Moonwalker

Um game ação e aventura onde o jogador controlava Michael Jackson em fases inspiradas pelo seu filme, Moonwalker.

O título tinha músicas do longa-metragem e de álbuns conhecidos do artista, rearranjadas no chip de som do Mega Drive.

NBA Jam Tournament Edition

Um título de esporte ao estilo arcade com tecnologia de digitalização (a mesma usada nos jogos originais de Mortal Kombat), repletos de estrelas licenciadas da liga da NBA (da época).

OutRun

Jogo de direção sobre quatro rodas, criado por Yu Suzuki. O port para Mega Drive tinha o mesmo princípio que o game de arcade: o jogador controlava uma Ferrari e precisava chegar ao final do cenário antes de acabar o tempo. Tem rotas não lineares e é possível escolher qual música irá tocar ao longo do caminho.

Phantasy Star IV: The End of the Millennium

Um JRPG com batalhas por turnos e também o capítulo final da saga. Conta com diversos personagens jogáveis, trilha sonora e jogabilidade polidas e gráficos muito bem desenhados para a época. Foi um dos maiores sucessos da época e da franquia.

Pulseman

Game de plataforma desenvolvido pela Game Freak (a de Pokémon). Tem uma história futurista envolvendo robôs e inteligência artificial e um visual em anime que lembra vagamente a série Mega Man.

QuackShot: Starring Donald Duck

Jogo de plataforma onde o jogador controla o Pato Donald que, por sua vez, usa uma espécie de arma que dispara desentupidores de pia. O personagem está e busca de um tesouro e diversos outros personagens de suas histórias aparecem ao longo da aventura.

Road Rash 3

Este game de corridas em motos tinha opção single e multiplayer e contava com uma trilha sonora aprimorada em comparação com os anteriores e ainda mais recursos para os pilotos "lutarem" uns contra os outros nas pistas.

Rocket Knight Adventures

Neste título do gênero plataforma, o jogador controla Sparkster, um marsupial em uma armadura de cavaleiro que pode usar um foguete em suas costas para alcançar locais mais altos, além de se pendurar com a calda e usar sua espada contra um exército de porcos robôs. Destaque para a animação fluída e para a trilha sonora empolgante.

Samurai Shodown

Jogo de luta desenvolvido pela SNK. A versão de Mega Drive chama a atenção pelos gráficos e cores vivas, além uma ambientação focada na era feudal do Japão e personagens que podiam usar armas durante os duelos.

Shining Force II: The Ancient Seal

Um RPG tático de longa duração e mais liberdade na exploração dos cenário. Não tem ligação direta com o primeiro Shining Force, então os jogadores podem encarar esta fantástica aventura.

Shinobi III: Return of the Ninja Master

Mais um game de plataforma e, diferente de seu antecessor, tem uma ação mais suave, com mais foco na velocidade do que na dificuldade.

O jogador controla Joe Musashi e pode executar de técnicas e movimentos, além de escalar paredes e usar habilidades especiais.

Destaque para os gráficos vivos, e os efeitos sonors, além da incrível trilha sonora composta pela trinca Hirofumi Murasaki, Morihiko Akiyama e Masayuki Nagao.

Streets of Rage 2

Um beat 'em up que é continuação direta do primeiro Streets of Rage. Neste game, porém, a jogabildiade está mais aprimorada e os personagens principais contam com habilidades únicas que os diferenciam ainda mais do que no game anterior. Além disso, a qualidade gráfica foi bastante melhorada com um estilo artístico novo. Há ainda novas fases e a trilha sonora também é um dos grandes destaques do game, já que é composta novamente por Yuzo Koshiro.

Sonic the Hedgehog 2

Nesta game de plataforma e continuação direta de Sonic the Hedgehog, os jogadores percorrem fases inéditas controlando o veloz ouriço Sonic ou a inteligente raposa Tails. É possível jogar em multiplayer co-op com até 2 jogadores e os personagens agora tem a habilidade de acelerar sem sair do lugar (spin dash), além de coletar anéis para entrar em fases bônus e conseguir as Esmeraldas do Caos.

Sonic The Hedgehog 3 & Knuckles

Apesar de Sonic & Knuckles ser um cartucho modificável separado de Sonic the Hedheog 3, a verdadeira experiência é quando as duas fitas se encaixavam uma na outra.

Assim, o jogador controlava Sonic, Tails ou o equidna Knuckles em cerca de 14 fases. Destaque para a trilha sonora dos dois atos do game e para a narrativa, já que o game é o verdadeiro final das aventuras de Sonic e seus amigos no Mega Drive.

Space Harrier II

Este rail shooter e sequência direta de Space Harrier, a versão para Mega Drive também permite que o jogador controle um personagem que voa em fases de fundo xadrez enquanto usa uma arma laser para abater os inimigos que surgem na tela.

É possível ainda ligar a opção de tiro automático e apenas se preocupar em controlar o boneco pela tela. Ao final de cada uma das 12 fases havia um chefe e o jogo contava ainda com vozes digitalizadas.

Strider

Um game de plataforma com pitadas de hack 'n slash da Capcom. A versão de Mega Drive rodava com uma alta definição de gráficos se comparada com outros videogames em que o título foi lançado.

Em um mundo futurista, o jogador controla Hiryu, um guerreiro Strider que luta contra a ameaça do Grandmaster Meio, um ser de outra galáxia que quer dominar a Terra.

Super Street Fighter II: The New Challengers

Jogo de luta da Capcom com mais equilíbrio na jogabilidade e gráficos ainda melhores, além de 4 novos personagens adicionados ao rol de lutadores.

Em questão de gameplay, os comandos dos golpes estão mais precisos e a luta está mais veloz. Além disso, todos os lutadores, com exceção dos 4 chefões e de Guile, ganharam um ataque especial; bem como uma paleta de cores diferentes.

Teenage Mutant Ninja Turtle: The Hyperstone Heist

Um beat 'em up side-scrolling para 1 ou 2 jogadores baseado na franquia Tartarugas Ninjas.

The Adventures of Batman & Robin

Game de ação-aventura baseado na série animada Batman: The Animated Series. Pode ser jogado por 1 ou 2 jogadores em cooperativo e o objetivo é deter o Senhor Frio.

Thunder Force IV

Um shoot 'em up horizontal com belíssimos gráficos e efeitos visuais. O jogador controla um piloto de caça contra um império maligno que quer extinguir a raça humana e tomar toda a galáxia.

Primeiramente são mostradas 4 fases e, após passar delas, outras 6 são liberadas. É possível mudar a velocidade da nave e escolher entre 4 tipos diferentes de tiros.

Existem escudos e power-ups deixados pelos inimigos e chefes ao final de cada fase. Grande destaque para a trilha sonora, uma das melhores dentre os jogos do Mega Drive console, composta por Toshiharu Yamanishi.

Ultimate Mortal Kombat 3

A versão Ultimate do jogo de luta Mortal Kombat 3 trazia uma série de novidades: novo modo de luta, golpes novos para os personagens, cenários e claro, novos lutadores.

Vectorman

Jogo de run and gun e plataforma com um personagem repleto de movimentos gráficos e praticamente 3D. Para a época, parecia bastante avançado em termos de visual, apesar da jogabilidade ser 2D. O jogador controla o personagem que dá nome ao jogo, um Orbot, que pode tomar outras formas como, por exemplo, uma furadeira, uma bomba, dentre outros; para conseguir passar de fase.

X-Men 2: The Clone Wars

Este jogo de plataforma e ação começa com um personagem aleatório já em meio a uma fase e, após o jogador conclui-la, o game de fato começa, aparecendo a tela título e a seleção de personagens.

Cada boneco tem um ataque mutante diferente para usar nos combates e cada cenário era bastante único. São ao todo 7 personagens jogáveis.