Quatro anos após anunciar sua aposentadoria, Chris Metzen, uma das figuras mais importantes da história da Blizzard Entertainment, revelou que abriu uma empresa de jogos de tabuleiro.

Metzen, uma das principais mentes criativas por parte de franquias como Warcraft e StarCraft, revelou que fundou a Warchief Gaming junto de outro veterano da Blizzard, Mike Gilmartin, no que chamou de "uma grande aventura juntos, que esperamos que seja tanto geeky quanto gloriosa" no vídeo acima.

"Bom, acho que a aposentadoria não durou tanto quanto pensei que duraria", escreveu Metzen em seu Twitter. "Eu comecei uma nova aventura na minha carreira! Novos mundos aguardam!"

O novo projeto, de acordo com Metzen, deve-se a seu apreço pelo mundo dos jogos de tabuleiro, e de como sua criatividade surgiu de lá.

"Foi nos tabuleiros que aprendi a ser criativo com meus amigos quando crescia, jogando D&D, jogando Warhammer", disse ao site VentureBeat. "Amar estas ideias e jogar estes jogos no mesmo espaço em que meus melhores amigos. Estas são algumas das minhas memórias favoritas. Aos 47 [anos], eu voltei a isso. Mesmo depois daquela gloriosa experiência na Blizzard, eu quero essa escala íntima de novo. Este é meu caminho."

A companhia é resultado dos anos em que Metzen passou seu tempo livre jogando com amigos, até decidir voltar a desenvolver e compartilhar suas ideias e conceitos de jogo.

"No começo, quando Chris e eu começamos a conversar de verdade sobre isso, decidimos que queríamos ter o máximo de controle possível sobre nosso destino", disse Gilmartin. "Isso foi o assunto do qual falamos, o que aconteceria se saíssemos e encontrássemos financiamento. Um motivo pelo qual estamos fazendo as coisas da nossa forma é porque é menor e com uma escala mais clara. Somos capazes de controlar isso."

Além de ter mais controle criativo sobre seus trabalhos, Metzen também diz que parte do apelo de criar a Warchief Gaming é de conseguir manter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, não tendo as mesmas preocupações e stress de lidar com franquias multimilionárias da Blizzard.

"Quando você está correndo naquele ritmo, é difícil estar presente para outras partes da sua vida", disse. "É difícil apreciar e sentir toda a alegria ao seu redor, porque seu dia de trabalho nunca está terminado. Eu sinto que, nesta escala, com este tipo de produto, eu posso ter os dois, e curtir genuinamente ambos."

"Acho que danifiquei minha transmissão um pouco, meio que quebrei minha marcha de câmbio", continuou. "Voltar a este tipo de coisa com Mie e começar esta companhia, acho que enfim a encontrei. Ser o homem na casa e o cara criativo na minha vida diária. É uma sensação bom. É difícil juntar tudo isso. MAs acho que isso parece com equilíbrio."

Mais informações sobre o que a Warchief Gaming planeja desenvolver devem ser reveladas nas próximas semanas.

Além de Metzen, Gilmartin e sua nova empresa, o cofundador e ex-CEO da Blizzard, Mike Morhaime, estabeleceu a publisher Dreamhaven junto de outros veteranos da companhia, e ex-desenvolvedores de StarCraft II criaram o Frost Giant Studios.