Hoje em dia, é fácil imaginar todos os tipos de movimentação dentro de um game. Saltos mortais e rodopios não costumam impressionar em títulos atuais, mas a movimentação fluida já foi um desafio nos primórdios da indústria.

Yuji Naka revolucionou as mecânicas dos games ao criar uma técnica que permitia que um personagem fizesse curvas de maneira suave. Usando isso, foi criada a primeira demo do ouriço azul que tomou o mundo.

Programador Promissor

Conforme dito no livro Retro Gamer, o criador de Sonic aprendeu a programar ao replicar códigos de games que ele encontrava em revistas; a prática tomou boa parte da sua vida, ele começou a estudar linguagem de programação assembly e praticá-la durante suas aulas no Ensino Médio.

Depois de escolher não cursar nenhuma universidade, Naka conseguiu uma vaga de programador assistente na Sega em 1984. Seu primeiro projeto foi em um game chamado Road Runner, o qual ele não tem certeza se chegou a ser lançado em algum momento, conforme dito em um perfil no site oficial da Sega.

Seu segundo projeto foi um pouco mais encorpado: Girl’s Garden, lançado para SG-1000, é um título que mistura ação com simulação de encontros.

Inicialmente, o jogo era apenas um teste para que Naka e seu parceiro Hiroshi Kawaguchi treinassem suas habilidades como programação. Kawaguchi, vale citar, chegou a trabalhar na trilha sonora de títulos como Space Harrier e Out Run.

Girl’s Garden foi recebido muito bem pelo supervisor de Naka e Kawaguchi, que decidiu lançar o game oficialmente, marcando o primeiro trabalho na carreira de ambos.

Posteriormente, Naka foi programador de Phantasy Star 1 e 2, franquia clássica de RPGs que sobrevive até hoje por meio de Phantasy Star Online 2.

Virada na carreira

Usando uma matriz de pontos para determinar a posição de um personagem, Naka conseguiu programar um game onde o protagonista se movia suavemente pelas curvas. Sua ideia original era usar esse conceito com um personagem em formato de bola que se movia rapidamente pela tela.

Com o design de personagens feito por Naoto Ohshima e as fases criadas por Hirokazu Yasuhara, estava pronto o primeiro Sonic the Hedgehog, lançado em 1991.

Depois do sucesso, Naka se mudou para os Estados Unidos para trabalhar na sequência juntamente de Mark Cerny. Ambos colaboravam com o time original de Sonic no Japão - agora chamado oficialmente de Sonic Team. A parceria rendeu Sonic the Hedgehog 2 e 3, e Sonic & Knuckles.

Promoção e outras franquias

De Volta ao Japão, Naka ascendeu ao posto de Produtor na Sega, supervisionando uma série de outros jogos - mas, claro, sem deixar Sonic de lado.

Dois de seus maiores sucessos como produtor em outras franquias foram Burning Rangers (1998) e Nights into Dreams (1996).

Burning Rangers é um shooter de terceira pessoa para Sega Saturn. Ambientado no futuro, o grande inimigo do game é o fogo e, naturalmente, o jogador controla um grupo de bombeiros que resgata os cidadãos de incêndios.

Nights into Dreams também foi lançado originalmente para Saturn, contando a história de Elliot Edwards e Claris Sinclaire, que entram em um mundo onde acontecem os sonhos. Os jogadores alternam entre controlar Elliot e Claire, sendo que cada um deles possui três fases exclusivas e uma sétima fase idêntica para ambos.

Mais recentemente, Naka também esteve no rítmico Samba de Amigo (2000), que conta com uma canção de Jorge Ben, e Phantasy Star Online (2000), de Dreamcast.

Muito Sonic

Depois de Sonic & Knuckles, Yuji Naka voltou à franquia no fatídico Sonic Adventure, primeiro game completamente em 3D do ouriço azul. Extremamente bem recebido, o jogo chegou a ser comparado com Super Mario 64, um dos pioneiros no gênero de plataforma em três dimensões.

A sequência, Sonic Adventure 2, também recebeu boas críticas, e talvez tenha marcado o último auge de Naka no comando de Sonic. Entre os títulos “esquecíveis” que o produtor participou, estão Sonic Heroes e Shadow the Hedgehog, que receberam críticas abaixo da média.

O último envolvimento de Naka com o ouriço azul foi Sonic Riders, game de corrida que misturava elementos de skate ao trazer manobras aéreas.

Carreira recente

Os últimos anos da carreira de Naka não têm sido exatamente prolíficos: seu projeto mais recente é Legend of Coin, game mobile de 2017 onde ele é creditado como programador.

Antes disso, Naka trabalhou como produtor em duas expansões de StreetPass Mii Plaza e na versão para Wii de Rodea the Sky Soldier (2015).

O game sobre um andróide que tem coração recebeu críticas mistas, mas sua versão de Wii certamente teve mais elogios do a de Wii U, que amargou uma pontuação de 45 no Metacritic. A versão de Wii não chega a ter uma nota da crítica especializada no agregador, mas foi elogiado por publicações como NF Magazine e Vandal Online.

Para o futuro, Naka está trabalhando como produtor em um game de ação da Square Enix, que ainda não chegou a ser anunciado.