Desenvolvida pela Digital Eclipse e distribuída pela Konami, em colaboração com a Nickelodeon, Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é um prato cheio para quem deseja se reencontrar com aquele clima mágico e nostálgico dos quadrinhos e games das últimas décadas do século passado. A coletânea que reúne os melhores jogos da franquia Tartarugas Ninja lançados nos consoles 8-bit e 16-bit, além dos Arcades.

Seja para os fãs de longa data, que querem reviver momentos inesquecíveis com os quatro irmãos pelas ruas e esgotos da Nova York dos anos 80 e 90, ou para os apreciadores que querem conhecer a história completa de Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael nos jogos, a compilação inclui alguns dos melhores jogos beat 'em up de todos os tempos.

Entre os conteúdos incluídos nesta coletânea estão diversas curiosidades como anúncios de revistas, materiais de referência para a criação de jogos e músicas originais. O material coletado pela Digital Eclipse em colaboração com a Nickelodeon é de uma curadoria sem igual.

Mas, além da nostalgia, da pizza e da reunião com os amigos. o que importa são os jogos e, aqui nesta matéria, a gente lista e conta um pouco da história de cada um dos títulos incluídos em The Cowabunga Collection.

Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)

Lançado em 1989, durante um período de grande popularidade da franquia Tartarugas Ninja, Teenage Mutant Ninja Turtles saiu, originalmente, para as máquinas de Arcade. Inclusive, a história das Tartarugas nos jogos não poderia ter começado melhor. Afinal, estamos falando de um título em que quatro pessoas podem jogar simultaneamente, algo que entrou para a história, simplesmente.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)

Se você tem memórias de um jogo beat 'em up das Tartarugas Ninja, dificilmente não se trate de Turtles in Time, um verdadeiro marco na história da franquia, do gênero e dos jogos, de forma geral. Turtles in Time talvez seja a experiência mais importante para os fãs de Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael nos jogos. Lançado em 1991, esse jogo é um verdadeiro patrimônio para a comunidade.

Teenage Mutant Ninja Turtles (Nintendo Entertainment System)

Também de 1989, Teenage Mutant Ninja Turtles antecede o port do jogo de arcade que será citado em seguida na nossa lista. Considerando o lançamento do desenho animado original das Tartarugas em 1987, a chegada desse título como uma das primeiras opções de entretenimento interativo para os fãs da franquia foi absolutamente marcante para jogadores do mundo inteiro. Jogar é uma verdadeira viagem no tempo.

Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Nintendo Entertainment System)

Com a coletânea Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, fãs também têm acesso à versão caseira do primeiro jogo citado aqui na lista. Simplificado em termos de visual e incrementado na quantidade de fases, Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game, port do NES, trazia até mesmo dois chefões exclusivos: Tora e Shogun. Os verdadeiros fãs saberão apreciar. 

Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (Nintendo Entertainment System)

No mesmo ano em que Turtles in Time chegou aos Arcades, The Manhattan Project (1991) foi lançado como mais um jogo importante dentre os de Nintendinho. Novamente, as Tartarugas Ninja precisam salvar April O'Neil do Destruidor, que a sequestra. Aqui, a evolução em comparação com os títulos anteriores é nítida. Jogue na ordem de lançamento e você não se arrependerá.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintendo Entertainment System)

Ao todo, existem três jogos diferentes com o subtítulo Tournament Fighters — e todos estão na coletânea. Esta versão aqui, especificamente, é a de NES, lançada em 1994. Obviamente, é uma opção simplificada em comparação com as demais, mas ainda é fundamental para quem quer testemunhar o facilmente mensurável amadurecimento dos jogos das Tartarugas pelas diferentes versões.

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)

Você pode ter estranhado a presença do número quatro nesta versão de Turtles in Time, mas existe uma explicação para tudo. O Super Nintendo, como você já deve saber, foi o sucessor do NES. Então, quando a versão caseira de Turtles in Time chegou ao console, nos Estados Unidos, em 1992, houve a decisão de adicionar um número ao título para dar a noção de continuidade em relação aos jogos de NES (que eram três, quando contamos os de aventura e descartamos o de luta). Viu como faz sentido?

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)

Foi em 1993 que o jogo de luta Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters chegou ao Super Nintendo, um pouco antes do port de NES. Era comum, nos anos 1990, que alguns jogos fossem lançados primeiro no console mais recente e depois adaptados para o anterior. Superior ao jogo do NES em todos os sentidos, o jogo tinha até mesmo um modo história; um pacote completo para fãs das Tartarugas.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)

Enquanto os jogos das Tartarugas Ninja saíam aos montes para consoles da Nintendo, os jogadores do Mega Drive foram agraciados somente em 1992, com o lançamento do fenomenal The Hyperstone Heist. Semelhante ao icônico Turtles in Time em muitos sentidos, mas com roupagem mais próxima dos demais beat 'em up do Mega Drive, que tinha recursos diferentes do Super Nintendo, esse título chegou já fazendo história e ainda trazia a narrativa mais original dentre todos os citados até aqui.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive)

A versão de Mega Drive do jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters chegou em 1993, um ano depois do lendário The Hyperstone Heist. Casey Jones e April O'Neil (que, pela primeira vez, assumiu um papel ativo) se uniam às Tartarugas como personagens jogáveis, assim como um personagem que era mais conhecido pelos quadrinhos (Ray Fillet) e até mesmo um personagem completamente original (Sisyphus), que era conhecido no Japão como Musha Beetle.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)

Jogadores dos saudosos portáteis também são contemplados na coletânea Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection. Fall of The Foot Clan, de 1990, primeiro jogo da franquia lançado para Game Boy, rendeu duas sequências e também era inspirado no desenho animado de 1987. Era possível começar em qualquer fase do jogo, mas o final verdadeiro só foi descoberto por aqueles que começaram na primeira fase e foram até o final.

Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)

Um ano depois, em 1991, Back From The Sewers foi o segundo jogo das Tartarugas Ninja lançado para Game Boy. Neste jogo, é possível mudar de personagem antes de cada fase, o que traz aquele dinamismo tão apreciado pelos fãs de jogos do gênero beat 'em up, ainda que no formato portátil. Além disso, as vantagens e desvantagens de cada personagem eram bem mais notáveis nos combates.

Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

Fugindo bastante do que jogos anteriores das Tartarugas Ninja traziam, Radical Rescue, de 1993, segue em uma direção bem autêntica. No começo, os jogadores precisam ajudar Michelangelo a resgatar as demais Tartarugas, que, eventualmente, são libertadas. Cada uma das quatro Tartarugas possui uma habilidade fundamental para terminar o jogo. Então, se prepare para aprender a lidar com todas.

A coletânea de jogos está disponível no Steam, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch e a Konami promete um preço acessível para todas as plataformas. Para saber mais detalhes sobre Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection clique aqui.