A recriação de Resident Evil 4 está entre os jogos mais esperados de 2023. Com a promessa de não apenas trazer um clássico de volta como também expandir a história e as possibilidades de gameplay, a Capcom parece pronta para reviver um dos títulos de maior sucesso na própria história.

LEIA MAIS

Nesta página, o The Enemy reuniu todas as informações essenciais para fãs e pessoas curiosas a respeito do novo Resident Evil 4. Data de lançamento, principais personagens, enredo; está tudo aqui. Aliás, não se preocupe com spoilers — o conteúdo é seguro para veteranos e novatos.

Data de lançamento

Leon de boa no carro.

Confirmado para 24 de março de 2023, o remake de Resident Evil 4 será lançado para PS5, Xbox Series, PS4 e PC. Não há previsão de uma versão para Xbox One e nem uma explicação para essa ausência. Presume-se que não existirá uma versão de Xbox One por baixo potencial de vendas na plataforma.

Personagens e história

Ada Wong no remake.

Situado seis anos após o incidente de Raccoon City, Resident Evil 4 traz Leon S. Kennedy de volta como protagonista. Escolhido para integrar uma equipe especial do governo, Leon parte em uma missão para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, Ashley Graham, raptada por um grupo misterioso.

A investigação o leva até uma área rural afastada na Espanha, onde algo muito estranho está acontecendo com a população local. A verdade sobre o grupo conhecido como Los Iluminados é revelada ao longo da história, que conta ainda com personagens conhecidos — como Ada Wong — e estreantes — como Osmund Saddler, Bitores Méndez, Ramón Salazar e Luis Sera. No remake, especificamente, Albert Wesker também está confirmado.

Gameplay

Leon atira nos monstros.

Vamos, agora, à parte protocolar: Resident Evil 4 Remake é um jogo de ação em terceira pessoa com elementos de terror de sobrevivência. Sim, é isso mesmo. A menos que a recriação do quarto jogo mude bastante em relação ao tom do original, espere por muito mais tiros e agitação do que tensão e sustos.

A câmera costuma ficar na altura do ombro do protagonista e a mira é livre. Portanto, é possível escolher exatamente em qual parte do corpo do inimigo você quer atirar. Inclusive, no remake, será possível mirar nos inimigos enquanto Leon anda, exatamente como nos jogos mais recentes da série. 

Ganados unidos.

Conforme avançamos pelos cenários, devemos coletar itens para de cura e munição, além de outros colecionáveis opcionais que podem ser trocados por dinheiro com o Mercador — sendo o próprio Mercador responsável por vender armas, mais munição e melhorias.

Enigmas também devem ser esperados pelos jogadores, embora se tratem de desafios bem mais diretos do que os da Mansão Spencer, por exemplo, que eram um pouco mais abstratos.

Resident Evil 4 Remake é desenvolvido e distribuído pela Capcom. Anteriormente, o título estava nas mãos do estúdio M-Two, de Resident Evil 3 Remake, mas o projeto acabou voltando para a empresa original.

Requisitos para jogar no PC

Ashley no remake.

Mínimo

  • OS: Windows 10 (64 bit)
  • Processador: AMD Ryzen 3 1200 / Intel Core i5-7500
  • Memória: 8 GB RAM
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 560 with 4GB VRAM / NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti with 4GB VRAM
  • DirectX: Version 12
  • Observações: Performance estimada é de 1080p/60fps (no modo performance), mas pode haver queda na taxa de quadros em cenas muito exigentes. Além disso, AMD Radeon RX 6700 XT / NVIDIA GeForce RTX 2060 são obrigatórias para que haja traçado de raios.

Recomendado

  • OS: Windows 10 (64 bit)
  • Processador: AMD Ryzen 5 3600 / Intel Core i7 8700
  • Memória: 16 GB RAM
  • Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 5700 / NVIDIA GeForce GTX 1070
  • DirectX: Version 12
  • Observações: Performance estimada é de 1080p/60fps (no modo performance), mas pode haver queda na taxa de quadros em cenas muito exigentes. Além disso, AMD Radeon RX 6700 XT / NVIDIA GeForce RTX 2060 são obrigatórias para que haja traçado de raios.

Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!