Quando falamos do início da carreira do PlayStation, logo lembramos que os JRPGs foi o que fez muita gente olhar para o console com atenção. Final Fantasy VII e Dragon Quest VII (que chegou no ocidente como Dragon Warrior VII), por exemplo, foram decisivos para manter o console com fôlego suficiente para sobreviver à concorrência da Sega e Nintendo. É o que disse Shuhei Yoshida recentemente.

Yoshida é um dos líderes mais carismáticos da marca PlayStation e responsável por estreitar relações com produtores de jogos. Sua declaração foi dada durante o BIG Conference em Bilbao, na Espanha, onde contou que na década de 90 o console enfrentava imensos problemas para crescer.

"Aconteceu que em [fevereiro] de 1993, sete anos depois de ingressar na Sony, fui chamado pelo meu ex-chefe, para que eu me encontrasse com essa pessoa chamada Ken Kutaragi", relembrou Yoshida. Kutaragi foi o pai do PlayStation e a mente por trás do console. Porém ele era um engenheiro, não uma pessoa que se relacionava com desenvolvedores.

“Eu estava no departamento de relações e ajudamos a convencer a SquareSoft... naquela época a SquareSoft e a Enix eram empresas separadas, e a Square tinha a franquia Final Fantasy, e a Enix tinha a franquia Dragon Quest, e esses dois RPGs são os maiores propriedades intelectuais do Japão. E, você sabe, eles estavam falando nos bastidores [coisas] que eu não posso contar, mas ambos se comprometeram a trazer seus novos jogos para o PlayStation. E isso mudou totalmente a nossa sorte. E finalmente tivemos os jogos que precisávamos para tornar o PlayStation um sucesso".

Yoshida também relembrou que, sua impressão inicial era que Ken Kutaragi era um grande mentiroso. "Naquela época [Kutaragi] disse 'Estou fazendo um sistema de videogame tão poderoso quanto uma estação de trabalho Silicon Graphics e vou vendê-lo por menos de 500 dólares'. E eu fiquei pensando algo do tipo, ‘Uau, essa pessoa está mentindo (risos). É impossível!’”. 

Silicon Graphics era uma plataforma de alta tecnologia na época, conhecida por suas estações de trabalho de alto desempenho, que tiveram grande importância no campo de multimídia. 

Yoshida, rindo ao expor seu colega, continuou: “Mas sendo orgulhoso eu fiquei tipo 'oh, Kutaragi-san, isso é incrível!' Então voltei para o meu ex-chefe e disse, 'uau, Ken é um mentiroso, não é?' E meu ex-chefe disse 'não, eu confio no que Ken está dizendo'. E eu disse 'sério? Posso entrar nesse grupo?' Então, acabou que aquela era uma entrevista de emprego. E felizmente eu consegui entrar no grupo de Ken”. 

“Naquela época, Ken tinha apenas os engenheiros fazendo o primeiro PlayStation e eu fui a primeira pessoa não técnica a entrar na equipe porque eu não sabia que a empresa estava tentando mover o projeto de Ken do estágio de Pesquisa e Desenvolvimento para o estágio de negócios real".

O PlayStation original foi lançado em dezembro de 1994 no Japão e chegou nos EUA e Europa no ano seguinte. O console introduziu a Sony na indústria de jogos eletrônicos e trazia como seu principal diferencial o uso de CDs como mídia e, claro, a possibilidade de criar jogos com gráficos 3D - um salto tecnológico para a época.

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O PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades e ocupa a posição de sexto console mais vendido no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas. Foi o lar de franquias de jogos como Crash e, claro, Final Fantasy, Dragon Quest e outras.


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