O mundo dos speedrunners surpreendeu novamente os fãs de games. O jogador ersatz_cats publicou, nessa semana, um vídeo que mostra um glitch anteriormente só realizado por meio de programas de assistência (os chamados "tool assisted") no game Barnstorming, lançado em 1982 para o Atari 2600. E, no meio da brincadeira, bateu também o recorde mundial para o jogo, fechando o objetivo principal em 29,97 segundos.

O glitch é realizado de maneira simples: enquanto o objetivo do jogo é passar dez vezes na parte de baixo de uma construção, é possível "burlar" os códigos ao "bater" no topo do primeiro edifício e ganhar dois pontos com isso. No entanto, isso nunca foi realizado com o game no console original, o que muda as categorias de speedrun já existentes para o título.

Confira a façanha no vídeo original logo abaixo — o momento do recorde a partir de 1 hora e 25 minutos.

Um dos recordes mais clássicos do game foi chamado de "coffee stain" e era demarcado como 32,04 segundos. Ele foi supostamente enviado pela organização Twin Galaxies e posteriormente foi removido do placar de melhores tempos.

Activision divulgou, em uma revista de 1983, uma corrida realizada pelo norte-americano Todd Rogers (nomeado como "Hedge Hopper") com 32,74 segundos — um tempo excepcionalmente rápido para a época. Embora muitos tenham duvidado da façanha, o jogador confirmou em entrevista com o Kotaku que nunca usou um bug ou glitch em suas corridas.

Antes da corrida de ersatz_cats, o recorde mundial pertencia ao usuário Clay Karczewski, com 32,72 segundos.

"Essa descoberta em Barnstorming deve ser tomada como ela é: um novo e incrível atalho para um clássico do Atari", publicou o novo recordista no Reddit. "Não apenas nós criamos um novo patamar em um jogo clássico e batemos o tempo de Rogers como quebramos o recorde do 'coffee stain' 26 anos depois", completou ele na ocasião.