O manual básico de Tormenta 20 chegará "em breve", de acordo com a editora Jambô, marcando um novo começo para o maior mundo de fantasia já criado no Brasil.

O sucesso absoluto da campanha de financiamento coletivo, que arrecadou R$ 2 milhões, permitiu à Jambô expandir o leque já variado de produtos de Tormenta. Além de atualizar a história e o cenário, Tormenta 20 será um jogo mais simples e ágil, apropriado para receber jogadores iniciantes.

"É um ponto de partida para todos que querem entrar no jogo", explicou o editor Guilherme Dei Svaldi em painel na CCXP19 nesta sexta-feira (6).

Os veteranos podem ficar tranquilos: o novo jogo será totalmente compatível com o material já lançado para o atual Tormenta RPG. "Não queremos que ninguém se desfaça de todos os livros que já comprou."

Para 2020, além do novo Tormenta 20 e todo o material extra prometido aos apoiadores, a Jambô trabalha em um filme curta-metragem, jogos de tabuleiro e em uma plataforma de publicação aberta para novos autores publicarem conteúdo no mundo do jogo.

Em entrevista ao The Enemy, Guilherme deu mais detalhes sobre os anúncios feitos na CCXP19.

O curta live action era a última meta avançada do financiamento coletivo, e será dirigido por Fernando Sanches, veterano de publicidade e de curta-metragens.

"Estamos trabalhando na argumentação, já temos algumas ideias para o elenco mas nada decidido ainda. O que já sabemos é que vamos usar locações reais, no Brasil, para representar o mundo de Arton."

A meta da Jambô é exibir o curta em um painel de Tormenta na CCXP20.

"Planejamos produzir dois jogos de tabuleiro de Tormenta", explica o editor. O objetivo é ampliar o alcance do jogo, alcançar um novo público ao mesmo tempo que entrega ao fã mais opções para se divertir em seu mundo de fantasia favorito. "Teremos um jogo mais simples, com cartas, para partidas rápidas de 20 minutos. O outro será mais elaborado, para partidas com 1h de duração ou mais."

Ainda não há muitos detalhes, pois o projeto está em fase inicial, mas Guilherme espera lançar um desses jogos até o final de 2020.

tormenta-rpg
Jambô/Divulgação

Mundo aberto para novos autores

O projeto mais ambicioso da equipe é a Iniciativa T20, uma plataforma aberta para quem quiser criar conteúdo usando o mundo e as regras de jogo de Tormenta. A Jambô espera que a Iniciativa T20 esteja no ar em algum momento do ano que vem.

"Qualquer um poderá produzir e publicar contos, romances, guias e aventuras de RPG usando Tormenta. O autor vai decidir se quer distribuir o conteúdo de graça ou cobrar por ele, sempre dentro da plataforma", explicou Guilherme no painel da CCXP19.

Não será aceito discurso de ódio nem conteúdo impróprio, é claro, mas os autores terão total liberdade criativa. "O conteúdo publicado na plataforma não será canônico, mas estaremos sempre de olho para encontrar novos talentos que podem vir a produzir conteúdo oficial."

"Tormenta não é só nosso, é do Brasil. É pra quem tem vontade de escrever, de ilustrar. Temos as portas abertas", reforçou o editor.