Lançada em novembro no Brasil, a quinta edição de Dungeons & Dragons não está sozinha no reino dos RPGs de fantasia medieval. A concorrência por aqui inclui Tormenta, cenário favorito dos jogadores brasileiros, e em breve, a segunda edição de Pathfinder, seu maior rival nos EUA, previsto para chegar às lojas por aqui no começo de 2020, pela editora New Order.

Não é de hoje que Pathfinder e Dungeons & Dragons competem pela preferência dos fãs de RPG medieval, mas o lançamento do chamado Pathfinder 2E em agosto acirrou a disputa e a rivalidade tem tudo para se repetir por aqui.

No Brasil, a editora New Order promoveu uma campanha de financiamento coletivo pedindo R$ 65 mil para publicar Pathfinder 2E em português. Arrecadou mais de R$ 500 mil. Os apoiadores receberam o livro básico em formato digital no mesmo dia do lançamento norte-americano, mas o material impresso deve chegar ao mercado só no começo do ano.

"Nós queremos uma rivalidade saudável entre Pathfinder e Dungeons & Dragons, como é lá fora", disse Alexandre Seba, da New Order, ao The Enemy durante a CCXP19. "Queremos ver a galera comprando e jogando tanto um quanto o outro. Os dois jogos são bons".

Para Seba, o sucesso do financiamento coletivo prova que Pathfinder 2E terá uma boa recepção no Brasil. "Acreditamos que em termos de venda vai estar pau a pau com D&D".

Sócio de Seba na New Order, Anésio Vargas acredita que a diversidade de jogos é boa para todos: "O jogador de Pathfinder experimenta o D&D, da mesma forma que quem está acostumado com Dungeons & Dragons vem conhecer Pathfinder e daí transita para outros jogos de gêneros diferentes, como Starfinder ou Chamado de Cthulhu".

pathfinder-2e-livro-basico
New Order/Divulgação

Lançamento em 2020

Originalmente, os primeiros manuais de Pathfinder 2E chegariam ao Brasil em dezembro, mas o processo de tradução e aprovação entre a New Order e a editora Paizo, dona do jogo, tomou mais tempo do que o planejado.

"O principal motivo foi a decisão que tomamos de implementar na tradução as correções que haviam sido feitas em erratas nos EUA", explicaram os editores. "Nós somos jogadores também e sabemos o quanto o fã quer tudo perfeito. Comunicamos todo o processo aos jogadores, que compreenderam o motivo para a demora."

Os primeiros produtos de Pathfinder 2E que serão lançados em português são o Livro Básico — um calhamaço com mais de 600 páginas com tudo o que você precisa para jogar —, o Bestiário e o Escudo do Mestre.