A quinta edição de Dungeons & Dragons chegou ao Brasil praticamente junto com novas edições de seus dois principais concorrentes por essas bandas: Tormenta 20, que teve o maior financiamento coletivo da história do Brasil, e Pathfinder 2E, versão atualizada do maior rival de D&D nos EUA.

Em entrevista ao The Enemy, o editor Pérsio Sposito, da Galápagos Jogos, falou sobre a competição pela atenção dos jogadores e fãs de fantasia medieval.

"Eu enxergo a concorrência entre D&D, Tormenta e Pathfinder como uma coisa positiva para o mercado de RPG", declarou.

Para Pérsio, o fato de ambos os rivais serem títulos de fantasia com raízes no D&D, mas que em suas versões mais atuais tem muita identidade própria, é um sinal do desenvolvimento do RPG e de como o mercado está maduro para entender que existe espaço para todos, cada um com sua visão de mundo de fantasia e seu próprio sistema.

"Para o jogador, isso significa que existem mais opções. Tem jogo que é mais acessível para iniciantes, outro é mais complexo para quem quer customizar, existem diferentes caminhos possíveis para as pessoas jogarem RPG. Isso é super positivo!"