Quando lançou o Livro do Jogador da quinta edição de Dungeons & Dragons no Brasil, em novembro, a Galápagos Jogos se tornou a quarta empresa brasileira a cuidar da mais famosa marca de RPG do mundo por aqui. Não é uma tarefa fácil.

"É uma mega responsabilidade trazer Dungeons & Dragons de volta ao Brasil. É um produto com um legado de quase 50 anos", disse Pérsio Sposito, editor da Galápagos Jogos, em entrevista ao The Enemy na CCXP19.

"Já tivemos várias gerações de D&D, tanto de jogadores quanto de versões do jogo. Tanto as pessoas quanto o RPG mudaram muito desde 1974".

Para Pérsio, o grande desafio é tentar entender bem e equilibrar onde a obra se encaixa no público hoje, para deixar Dungeons & Dragons familiar para o jogador veterano, mas fácil o suficiente para envolver a pessoa que não sabe absolutamente nada sobre RPG.

dungeons-and-dragons-5e
Galápagos jogos/Divulgação

Lançamento no Brasil

Único módulo lançado desde novembro, o Livro do Jogador esgotou em cinco dias. A Galápagos não divulga números, mas diz que a demanda foi muito além das previsões mais otimistas.

"Não fizemos uma tiragem baixa, mas mesmo assim, não deu nem pro cheiro", diz o editor. "Para você ter uma ideia, em 2018 foram vendidos 400 mil cópias do Players Handbook [o Livro do Jogador original] nos EUA. Quatro anos depois do lançamento! Tem muita gente nova chegando ao D&D e isso é muito bom!"

Uma reimpressão já está pronta e chegará às lojas em janeiro, quando também chegará o Livro dos Monstros, bestiário com centenas de criaturas para usar nas aventuras do RPG.

Previsto originalmente para sair entre outubro e novembro, o módulo teve o lançamento atrasado, apesar da Galápagos ter finalizado a tradução e enviado o jogo para a impressão em setembro.

"Toda a produção internacional de D&D é feita pela Galen Force Nine, em gráficas na Lituânia, que são certificadas pela Wizards of the Coast para garantir uma qualidade padronizada do jogo no mundo todo", explica Pérsio. "O processo normalmente é rápido, leva cerca de 15 dias para ficar pronto, mais o tempo para transportar os livros para o Brasil. Mas quando outros países terminam a tradução de livros ao mesmo tempo, a impressão entra numa fila de espera, que acaba impactando a previsão de lançamento."

Pérsio diz que a Galápagos precisa publicar no Brasil os 5 produtos básicos (Livro do Jogador, Livro dos Monstros, Livro do Mestre, Starter Set e Escudo do Mestre), antes de começar a lançar aventuras e outros módulos.

"Temos que seguir a ordem inicial de lançamento, é uma estratégia obrigatória da Wizards of the Coast". Mas segundo Pérsio, o Brasil será um dos mercados mais acelerados em lançamentos, com quase uma dúzia de módulos de Dungeons & Dragons em português no próximo ano.

A Galápagos tem dois times dedicados ao jogo, um voltado para os novos lançamentos e outro para localizar os melhores módulos já publicados nos EUA.

dungeons-and-dragons-5e
Wizards of the Coast/Divulgação

Comunidade engajada

"O público sempre vai ter influência em quais lançamentos serão priorizados. Dentro do possível, tentamos manter a interação com a comunidade e construir o retorno de D&D ao Brasil junto com os jogadores", diz Pérsio.

Isso não é só um discurso para fazer bonito nas redes sociais. A ordem de publicação de alguns dos módulos de D&D é escolhida pela comunidade. Foi assim com a aventura Maldição de Strahd, escolhida pelos fãs para sair antes do módulo Guia do Aventureiro para a Costa da Espada.

Ambos serão lançados no primeiro trimestre. "Nós selecionamos os títulos e o público dita a prioridade. Os dois vão ser publicados, mas o escolhido sai primeiro. Ninguém vai ficar de fora", explica o editor.

A Galápagos Jogos divulgou na CCXP19 previsões atualizadas para o lançamento dos módulos de Dungeons & Dragons para 2020:

Primeiro trimestre

  • Livro dos Monstros
  • Livro do Jogador (Reimpressão)
  • Livro do Mestre
  • Starter Set
  • A Maldição de Strahd
  • Guia do Aventureiro para a Costa da Espada

Segundo trimestre

  • Descida até Avernus
  • Guia de Xanathar para Todas as Coisas

Terceiro Trimestre

  • Guia dos Monstros do Volo
  • Eberron: Rising from the Last War

Outros produtos oficiais de Dungeons & Dragons, como as miniaturas e os bonecos da linha "Figurines of Adorable Power" estão previstos para 2020, junto com o jogo de tabuleiro Waterdeep: Masmorra do Mago Louco.