O PlayStation 5 chega em breve nos mercados mundiais, e um elemento que certamente não passou despercebido - como notamos no nosso review do novo console - é o tamanho impressionante da máquina, com 39 cm de altura e 26 cm de comprimento.

Acredite ou não, de acordo com o designer responsável pelo PS5, Yujin Morisawa, seu conceito inicial para a plataforma é que ela fosse ainda maior.

"Quando comecei a desenhá-lo, era muito maior mesmo sem eu saber o que a engenharia iria fazer", explicou o diretor de arte em entrevista ao jornal The Washington Post. "É meio engraçado que a engenharia teve que me falar que era grande demais. Por isso, eu tive que encolher um pouco em relação ao primeiro desenho."

Sketch do PlayStation 5 por Yujin Morisawa
Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Morisawa, que diz ter trabalhado no design de computadores e outros eletrônicos, criou o conceito original com base em sua experiência e conversas com engenheiros sobre como trazer o poder máximo de uma máquina.

"Eu sabia que seria maior porque sabia o quanto de poder ele teria, por isso sabia o quanto de fluxo de ar seria necessário e quanto espaço para um dissipador térmico", disse. "Queríamos deixá-lo bem menor, então seu tamanho é perfeito agora. Se eu o fizesse mais fino, haveria menos fluxo de ar nele. Atrapalharia o jogador enquanto estivesse jogando. Em termos de sua forma, eu desenhei uma linha perfeita ao redor dele e tentei acertar o tamanho ideal."

O designer também comentou sobre a recepção divisiva do console quando foi revelado oficialmente.

PlayStation 5
Lucas Cunha/The Enemy

"Bom, isso é algo que quero alcançar o tempo todo, então acho que é uma boa reação. Se você olhar para algo realmente novo, você reage e diz 'o que é isso?'", opinou. "Você não sabe como reagir a ele. Quando você dá uma olhada mais de perto, você vê uma estrutura familiar para isso. Você meio que entende mais tarde."

"É realmente algo além do que já tínhamos", continuou. "Mas o esqueleto sempre teve marcas quadradas e círculos. Há uma medição precisa disso para que você se sinta confortável ao realmente olhar para o objeto."

Morisawa seguiu ao dizer mais tarde que era importante ir além do que foi apresentado na geração anterior.

"Foi meio que uma decisão difícil no começo. Ele deveria parecer com o sucessor do PlayStation 4 ou deveríamos ir além de qualquer coisa que criamos anteriormente? Decidimos ir além, porque todo mundo está tentando alcançar algo além do que já tínhamos."

O PS5 chega em 12 de novembro em mercados selecionados, e em 19 de novembro pelo resto do planeta, incluindo o Brasil.

Mais do PlayStation 5