Desde que estreou no HBO Max, a série de The Last of Us tem sido combustível para uma teoria de fãs sobre o cordyceps. Em especial, o segundo episódio aumentou as suspeitas sobre como o fungo se espalhou pelo mundo – e, interessantemente, essa hipótese foi confirmada pelos criadores da adaptação, Craig Mazin e Neil Druckmann

Em entrevista para a revista Variety, publicada no domingo (22), os showrunners revelaram que, de fato, Joel, Sarah e Tommy evitaram a contaminação do fungo no Dia do Surto por não terem consumido produtos farináceos. 

Imagem da série de The Last of Us
Reprodução: Warner Bros/Naughty Dog

“Acho que ficou bem explícito", confirmou Mazin quando perguntado se a teoria estava correta, seguido da concordância de Druckmann, que complementou: “Sim, basicamente foi isso mesmo que dissemos”. 

“Quando ela [micologista] fala sobre onde as pessoas trabalhavam e o que aconteceu naquela fábrica – sim, fica bem claro o que está acontecendo”, continuou Mazin, se referindo ao trecho introdutório do segundo episódio, em que uma professora indonésia de Micologia chama a farinha de “substrato perfeito” para o fungo cordyceps

Imagem da série de The Last of Us
Reprodução: Warner Bros/Naughty Dog

"Gostamos da ideia de usar a ciência e tentamos ao máximo garantir que todas as nossas pesquisas se conectassem. [A micologista] pergunta onde [o contágio] aconteceu, e o cara diz que foi em uma fábrica de farinha no lado oeste da cidade. Nós estamos absolutamente falando isso – e existe o maior moinho de farinha do mundo fica em Jacarta –, então essa é uma boa teoria e acho que as pessoas deveriam continuar trabalhando nela", finalizou Mazin. 

Fãs minuciosos perceberam que, no primeiro episódio da adaptação, os vizinhos dos Miller consumiram dois tipos de biscoitos no Dia do Surto. 

Imagem da série de The Last of Us
Reprodução: Warner Bros/Naughty Dog

Por outro lado, Joel, Sarah e Tommy não comeram panquecas no café da manhã, não aceitaram os biscoitos oferecidos pelos vizinhos e não comeram o bolo de aniversário de Joel, por ele ter esquecido de comprá-lo. 

Esses acontecimentos se tornaram base para a teoria que ganhou tração no Reddit, que indica que, na adaptação, o fungo se espalhou por produtos compostos por farinha. No fim, essa hipótese estava de fato correta. 

Imagem da série de The Last of Us
Reprodução: Warner Bros/Naughty Dog

Com a confirmação por parte dos showrunners, a adaptação ganha uma origem aparentemente diferente do fungo em relação ao jogo original. Apesar de nunca ter sido confirmado oficialmente pela Naughty Dog, a principal suspeita dos fãs é que, no game, o cordyceps se espalhou por colheitas infectadas originais da América do Sul. 

LEIA MAIS

The Last of Us retorna com um novo episódio no próximo domingo (29). A série terá avaliação do The Enemy todas as segundas-feiras após as exibições. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

  • Lançamento

    14.06.2013

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Naughty Dog

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    None