Nesta terça (16), a Wired divulgou uma reportagem revelando alguns dos detalhes do próximo console do PlayStation - que, a não ser que a Sony esteja particularmente inspirada, provavelmente se chamará PlayStation 5.

A reportagem revela alguns detalhes da plataforma, incluindo algumas de suas especificações. Mais impressionante, porém, foi uma demonstração ao vivo de um protótipo do console rodando Marvel’s Spider-Man, e como a experiência é modificada pelo uso de um SSD.

SSDs (State Solid Drives, ou Unidades de Estado Sólido) são um dispositivo de armazenamento de memória conhecidos por sua velocidade de leitura extremamente rápida, por utilizar memória flash (semelhante a cartões de memória) ao invés do sistema magnéticos de HDDs.

As pessoas de sorte que já instalaram um SSD em seus computadores, ou até mesmo no PS4 ou Xbox One, sabem que a diferença de tempo de leitura é significativa em comparação a um disco rígido comum.

Reprodução/Insomniac Games

Ao que tudo indica, porém, o novo PlayStation parece superar ainda mais estas expectativas, sendo voltada especificamente para o desempenho do game em si.

Em sua demonstração, o arquiteto da plataforma Mark Cerny primeiro testa o tempo de viagem rápida do jogo do Homem-Aranha, tanto no PS4 Pro quanto no novo console.

“Cerny aperta o botão no controle, iniciando a tela de loading da viagem rápida”, diz o artigo. “Quando o Aranha reaparece em um ponto totalmente diferente em Manhattan, 15 segundo se passaram. Daí Cerny faz a mesma coisa em um kit de desenvolvimento da próxima geração conectada a uma TV diferente.”

“O que levou 15 segundos agora leva menos de um: 0,8 segundo, para ser exato.”

Não bastasse isso, o desempenho do jogo em si melhora significativamente ao ser integrado à SSD, ao mostrar o Homem-Aranha balançando com suas teias pela cidade nas duas plataformas.

“Não importa o quão poderoso você fique como o Homem-Aranha, você nunca pode ir mais rápido que isso”, disse Cerny ao demonstrar o jogo no PS4 Pro. “Porque é simplesmente o mais rápido que podemos tirar os dados do disco rígido.”

Um SSD de 1TB criado pela Sony para o mercado profissional

Divulgação/Sony

Em contraponto, a matéria da Wired descreve que, no novo console, é como se a câmera estivesse “montada em um jato”.

De acordo com Cerny, o SSD do próximo PlayStation será mais rápido do que qualquer unidade de disco sólido disponível para PC ou console, e que mecanismos extras melhorarão ainda mais seu desempenho.

“Eu peguei um PS4 Pro e depois coloquei um SSD que custava tanto quanto o console - e talvez seja um terço mais rápido”, disse. Em comparação, o PS5 terá uma velocidade 19 vezes mais rápida que a geração atual.

A Sony não revelou quem será responsável pelo desenvolvimento deste SSD - a própria companhia já desenvolveu modelos para o mercado profissional -, mas a grande pergunta que fica é: quanto custará de um console com um armazenamento deste tipo?

Para uma base de comparação, só um SSD 4 TB da Samsung pode ser encontrado por cerca de R$ 4 mil no Mercado Livre. Levando em conta os outros componentes como CPU e GPU, o custo de produção de um PlayStation 5 deve ser enorme.

Mesmo em 2015, quando Cerny começou a perguntar a desenvolvedores o que eles gostariam de ver em um novo PlayStation, a mesma sugestão surgiu por várias vezes: “Sei que é impossível, mas podemos ter um SSD?”

Pelo visto é possível, mas a que custo para a Sony? E para o consumidor?