A Sony perdeu US$ 10 bilhões em valor de mercado após seu último relatório fiscal, após resultados decepcionantes de PlayStation no último trimestre, de acordo com uma análise da CNBC via FactSet.

Além de vender um milhão de unidades de PS5 a menos do que previsto, a empresa revelou que não há planos de grandes lançamentos de franquias first-party durante o próximo ano fiscal, que vai de abril de 2024 até março de 2025.

Mas a grande preocupação de analistas de mercado não está no número de vendas ou perspectiva da divisão de games, mas sim suas margens de lucro operacional, que tiveram uma queda considerável comparada a anos anteriores, mesmo com faturamentos cada vez maiores.

No último trimestre, a margem de lucro ficou em 6%, comparado a 9% no mesmo período no ano anterior, e nos quatro anos anteriores variaram entre 12 a 13%.

"A receita em vendas digitais, conteúdo adicional e downloads digitais estão em níveis recorde [...] mas as margens estão na sua menor marca em uma década", declarou Atul Goyal, da firma Jefferies, em entrevista à CNBC. "Isso simplesmente não é aceitável."

Serkan Toto, analista da Kantan Games, indica que a queda nas margens de lucro deve-se ao aumento dos gastos na produção de jogos da empresa.

No vazamento da Insomniac Games do fim do ano passado, dados do estúdio indicavam que Marvel's Spider-Man 2 teve um orçamento de mais de US$ 300 milhões, sendo necessário 7 milhões de vendas apenas para se pagar.

Em resposta aos números recentes de PlayStation, o presidente da Sony e CEO interino da Sony Interactive Entertainment, Hiroki Totoki, diz que vai ser "agressivo" na sua tática de melhorar as margens de lucro da divisão de games, citando a possibilidade de trazer mais jogos exclusivos da plataforma para o PC – que o sucesso de Helldivers II certamente só deve ter reforçado.

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