Se você tem um PlayStation 4, provavelmente já teve a experiência de ouvir o ventilador do console funcionando no que aparenta ser sua potência máxima, fazendo parecer com o que o videogame esteja prestes a decolar a qualquer momento.

Pelo visto, uma das maiores preocupações da Sony com o PlayStation 5 foi o sistema de ventilação e refrigeração do novo console, com suas diversas entradas de ar e um ventilador com 120 mm de diâmetro por 45 mm de espessura.

Agora, em entrevista ao site 4Gamer.net (via Eurogamer), o vice-presidente de design mecânico da Sony Interactive Entertainment, Yasushito Ootori - que desmontou o PS5 e mostrou seus componentes - revelou que há planos de melhorar este sistema ainda mais após o lançamento.

Para isso, a equipe usará dados adquiridos pela APU (Accelerated Processing Unit, ou Unidade de Processamento Acelerado) com base nos jogos lançados para a plataforma.

"Vários jogos serão lançados no futuro, e dados no comportamento da APU em cada game serão coletados", disse Otori. "Temos planos de otimizar o controle de ventilação com base nestes dados."

Otori também revelou, como curiosidade, que a Sony criou um modelo transparente do PlayStation 5 e usou gelo seco para ver o processo de ventilação, tomando nota de como ele se espalhava e as temperaturas dos diversos componentes durante o processo.

O PlayStation 5 chega ao Brasil em 19 de novembro, saindo por a partir de R$ 4.499.