A ferramenta Remote Play do PlayStation recebeu uma grande atualização em todas as suas versões em preparação para o PlayStation 5, que será lançado em 12 novembro em várias regiões do mundo.

Entre as principais mudanças da versão 4.0, que mudou o nome de "PS4 Remote Play" para “PS Remote Play”, é a inclusão da opção de transmitir também do PS5 para a tela do seus outros aparelhos. 

A tela também sofreu um redesign, assim como a configuração dos botões do PS4 e PS5.

A versão do Android, lançada no fim de 2019, agora abandona o suporte aos Android 5 Lollipop e Android 6 Marshmellow, passando a funcionar apenas em aparelhos com sistema a partir do Android 7.

Nas versões para computadores, disponíveis para Windows e Mac e com mais opções de customização houve mudanças também.

Foi incluída uma área para configuração do PS5 e, apesar de a resolução apenas suportar até o Full HD (1080p), agora existe uma opção de HDR, para melhorar o contraste das cores.

Diferentemente das configurações do PS4, na área do PS5 na versão da ferramenta para PC não é possível escolher entre 30 ou 60 quadros por segundo para o PS5. Quanto ao suporte ao PS Vita, infelizmente, tudo indica que ele não existirá para transmitir o novo console.

O que é o Remote Play

O Remote Play é um serviço ofertado pela Sony desde o início da oitava geração para ser usado com aparelhos Sony Xperia e com o portátil PS Vita, ganhando mais tarde versões para iOS, Android, Windows e MacOS. 

Ele oferece a possibilidade de transmitir o que você está jogando no seu PlayStation 4 para uma outra tela, caso você queira usar a TV para outra coisa ou jogar de forma portátil em outro cômodo da casa.

Logo, trata-se de uma ferramenta bem diferente das plataformas de jogos por streaming como o xCloud da Microsoft ou o Stadia da Google, que oferecem a experiência de jogar games pela nuvem. 

O Remote Play é nada mais que uma aplicação que reproduz em outra tela — celular, tablet, computador, PS Vita — o que o seu PlayStation 4 está rodando. Para isso, se fazem necessárias uma conexão de internet estável e de alta velocidade e uma conta na PSN.

Para controlar os games, é possível usar a tela touch do seu aparelho, os controles embutidos do Vita ou os controles do PS4 ou PS5.