Em entrevista ao GamesIndustry, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, garantiu que o PlayStation 5 será lançado globalmente no final de 2020, durante a temporada de feriados de fim de ano. Ryan ainda disse que os jogos exclusivos estão com desenvolvimento em dia, e que não há planos para que os novos títulos cheguem também ao PlayStation 4.

"É hora de dar aos fãs algo que eles só podem jogar no PlayStation 5", disse o CEO. "Nós acreditamos em gerações, e seja o controle DualSense, o áudio 3D, ou as múltiplas maneiras de usar o SSD... estamos pensando que é hora de dar algo novo à comunidade do PlayStation".

"Acreditamos que quando você tem todo o trabalho de criar um console de próxima geração, ele deve incluir recursos e benefícios que a geração anterior não possuía. Em nossa visão, as pessoas devem fazer games que tirem o máximo desses recursos", completa Ryan.

A medida é praticamente oposta à da Microsoft, que demorará um ou dois anos para lançar jogos apenas para o Xbox Series X. Durante a transição de gerações, a empresa focou na abrangência de seus serviços, sem planejar "matar" o Xbox One tão cedo.

Sem muito de sua aparência revelada, o PlayStation 5 terá seus jogos mostrados pela primeira vez em 4 de junho. O Series X, por sua vez, já teve seu design revelado e mostrou um pouco de seus jogos em uma transmissão especial do Inside Xbox. Ambos consoles não possuem data de lançamento, mas estão prometidos para o fim de 2020.