O Sindicato de Atores de Cinema e a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio, conhecidos pela sigla SAG-AFTRA, assinou um acordo com o Replica Studios, uma empresa de tecnologia de voz e inteligência artificial, que permitirá a estúdios de jogos a utilização de vozes em IA.

A informação é do Game Developer. Após o anúncio do acordo que permite a utilização de vozes em IA nos jogos, atores de diferentes franquias se manifestaram e disseram que nem sabiam que isso aconteceria.

Nas palavras de Yong Yea, a nova voz em inglês de Kazuma Kiryu, da série Like a Dragon (anteriormente, Yakuza): "Todos os atores de voz que eu conheço não apenas não aprovaram isso como ainda ouviram a respeito pela primeira vez no Twitter."

Em uma publicação no site oficial, agora excluída, o SAG-AFTRA afirmou que o acordo assinado abre "caminho para que artistas profissionais de dublagem explorem com segurança novas oportunidades de emprego com réplicas digitais das vozes deles que contarão com a proteção de líderes na indústria adaptados à tecnologia de Inteligência Artificial, permitindo que estúdios de jogos de alta qualidade e outras empresas que trabalhem com o Replica Studios tenham acesso aos principais talentos do SAG-AFTRA."

Yong Yea não foi o único ator a dizer abertamente que nunca concordou com o acordo assinado pelo SAG-AFTRA. Steve Blum, que participou de jogos como Deadpool, Call of Duty: Black Ops e da franquia Batman Arkham, também questionou o artigo que havia sido publicado pelo sindicato.

"Com licença? Com todo respeito... Vocês afirmam no artigo: 'Aprovado pelos membros afetados da comunidade de dubladores do sindicato.' Ninguém na nossa comunidade aprovou isso, que eu saiba. Os jogos são a maior parte do meu sustento há anos. A quem você está se referindo?", questionou Blum.

LEIA MAIS

Por enquanto, não há indícios de que o SAG-AFTRA vá voltar atrás no acordo que foi assinado, mesmo que dubladores estejam questionando a decisão abertamente.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.