O apoio de Jim Ryan a jogos de serviço deixa os estúdios da Sony “desconfortáveis”. É o que diz Jason Schreier em artigo editorial publicado na Bloomberg na sexta-feira (29). 

Com o título “Porque os fãs de PlayStation estão comemorando a saída do CEO”, o editorial reúne percepções de mercado para refletir sobre a aposentadoria de Ryan. Entre elas está a afirmação de que “insiders estão preocupados com a falta de visão coerente” da publisher (via Eurogamer). 

Foto de Jim Ryan, presidente de PlayStation
Bridget Bennet/Bloomberg

Schreier argumenta que, em abril de 2022 – próximo à conclusão da compra da Bungie –, a Sony prometeu o lançamento de dez jogos de serviço ao longo dos próximos quatro anos. 

Contudo, a realidade é que “nem mesmo a expertise” do estúdio de Destiny “foi capaz de tornar o PlayStation Studios em uma fábrica de jogos de serviço”, opina o jornalista e escritor. 

Imagem de Destiny 2
Bungie/Sony

“Têm sido um pivô desconfortável para alguns dos estúdios da Sony, os quais passaram a última década construindo times de desenvolvedores experientes para criar jogos de aventura grandiosos e cinemáticos para um jogador”, escreveu Schreier. 

Marvel’s Spider-Man 2 é citado como exemplo de jogos single-player de dimensão “blockbuster” na qual a publisher tem trabalhado. 

Imagem do multiplayer de The Last of Us
Naughty Dog/Sony

Ao mesmo tempo, a Insomiac e outros estúdios de mesmo foco – como Naughty Dog e Guerrilla Games – iniciaram o desenvolvimento de jogos multiplayer de serviço com “níveis mistos de sucesso”. 

“Muitos desses jogos [de serviço] não foram lançados ainda”, continua Schreier. “Outros foram cancelados ou revisados, como é o caso do jogo online de The Last of Us”.

Por mais que se trate de um artigo de opinião, é interessante perceber as impressões negativas que desenvolvedores e membros do mercado reserva à gerência de Jim Ryan, algo presente na apuração de Schreier.

LEIA MAIS

Jim Ryan se juntou à Sony em 1994, acumulando quase 30 anos de empresa. A aposentadoria do executivo está marcada para março de 2024, quando será substituído por Hiroki Totoki como presidente do PlayStation Studios.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!