Jon Burton, o fundador da antiga Traveller’s Tale, afirmou que as fendas de Ratchet & Clank: Rift Apart - tanto quanto outros aspectos do jogo - podiam ter sido feitas no PS3.

Seu canal no Youtube, chamado de “Coding Secrets”, é onde ele mostra alguns truques de programação utilizados em diversos tipos de jogos.

No episódio sobre Ratchet & Clank: Rift Apart, ele chega a acusar a Insomniac Games de enganar as pessoas ao afirmar que esta mecânica e viajar por portais apenas é possível graças ao SSD do Playstation 5.

Segundo ele, “a forma como o gameplay de Rift foi apresentado antes do lançamento foi muito enganosa” e que na verdade a Insomniac mostrou “espantosas sequências de Ratchet saltando entre diversos mundos todos encadeados em espetaculares cenas de ação” que na verdade acabaram por se revelar como cutscenes ou "sessões muito curtas de gameplay limitado”.

Burton diz que os rifts poderiam ter sido feitos na PS4 e também menciona que uma PS3 seria capaz de criar o mesmo efeito, destacando em especial as Dimensões Pocket, “áreas pequenas com cenário limitado”, descreve o programador.

Eles podem estar usando todo tipo de truques de SSD para alcançar isso, mas como é apenas um Rift e vai sempre para a mesma área, isso podia ser facilmente alcançado em hardware mais antigo.

As Dimensões 'de bolso' são básicas em termos gráficos e na verdade, parecem usar muito dos mesmos objetos genéricos como caixas que já estavam disponíveis na memória genérica”, ele comenta.

Jon também fala que o truque é utilizar muita geometria básica nos diversos locais, com gameplay limitado em cenas curtas, para alcançar um efeito de movimento dinâmico e frenético quando na verdade é tudo muito restrito.

Ratchet & Clank: Rift Apart chegou em junho exclusivamente para PlayStation 5 e no Brasil o subtítulo do game é "Em Outra Dimensão". A análise do The Enemy aponta que o jogo é o mais bonito da franquia, mas que "não consegue recapturar o nível de criatividade dos melhores jogos clássicos da série". Leia a crítica na íntegra clicando aqui.

 

 

  • Lançamento

    11.06.2021

  • Publicadora

    Sony Interactive Entertainment

  • Desenvolvedora

    Insomniac Games

  • Censura

    10 anos

  • Gênero

    Ação

  • Testado em

    PlayStation 5

  • Plataformas

    PlayStation 5