Finalmente, após anos de espera, a Sony revelou que o jogo do Homem-Aranha para PlayStation 4, desenvolvido pela Insomniac Games - de Ratchet & Clank e Sunset Overdrive - será lançado em 7 de setembro.

Com um estúdio deste calibre, a esperança é que o herói volte a figurar na elite da indústria de games, afinal de contas o Homem-Aranha tem um longo histórico (de altos e baixos) no mundo dos jogos eletrônicos.

Sendo assim, decidimos relembrar alguns dos grandes jogos que deram foco ao Amigão da Vizinha nas últimas décadas.

(Não, Marvel vs. Capcom e Marvel Alliance não contam - embora logicamente mereçam um espaço próprio no coração dos fãs)

Spider-Man 2

Ano: 2004
Plataformas: PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube

Talvez uma das melhores adaptações de filme para game feito até hoje, Spider-Man 2 traz a narrativa de Homem-Aranha 2 de Sam Raimi, com o Amigão da Vizinhança enfrentando o Doutor Octopus - além de vilões especiais para o game, como Rino e Shocker.

Desenvolvido pela Treyarch - hoje mais conhecida por CoD: Black Ops -, o jogo ficou marcado no coração dos fãs pela mecânica de movimentação com as teias do Aranha pelos prédios, que ainda é lembrada positivamente até hoje.

The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin

Ano: 1990
Plataformas: Mega Drive, Master System, Sega CD

Neste clássico dos consoles da Sega, o Homem-Aranha deve impedir o Rei do Crime de detonar uma bomba nuclear em Nova York - com direito a uma contagem regressiva na tela -, além de resgatar Mary Jane Watson.

No caminho, ele deve enfrentar outras figuras carimbadas de sua galeria de vilões, incluindo Doutor Octopus, Duende Macabro, Lagarto, Mysterio e, lógico, Venom.

O jogo foi tão popular que a Marvel chegou até a reconsiderar seu licenciamento com a Sega por algum tempo.

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Ano: 1994
Plataformas: Super Nintendo, Mega Drive

Neste beat ‘em up inspirado pela minissérie em quadrinhos, jogadores controlam o Homem-Aranha e Venom devem batalhar contra as forças do simbionte Carnificina.

Durante a aventura, os jogadores também podem contar com a ajuda de uma série de heróis da Marvel, incluindo Capitão América, Gata Negra e Punho de Ferro.

O game recebeu uma sequência, Spider-Man and Venom: Separation Anxiety

Spider-Man

Ano: 2000
Plataformas: PlayStation, Nintendo 64, Dreamcast, PC

Da Neversoft - mesmos produtores de Tony Hawk’s Pro Skater -, este ainda é considerado um dos maiores jogos do Homem-Aranha, finalmente colocando o herói em um mundo 3D, colocando-o em uma série de batalhas memoráveis com vilões como Rino, Venom, Escorpião e até um Doutor Octopus possuído pelo simbionte do Carnificina.

Mais do que isso, o jogo também trouxe uma série de bônus para fãs do herói nos quadrinhos, incluindo diferentes roupas e até a participação especial de Stan Lee como narrador da história.

Spider-Man 2: Enter Electro

Ano: 2001
Plataforma: PlayStation

Sequência do game de 2000 e exclusivo para o PSOne, Enter Electro não é tão popular quanto seu predecessor, mas ainda trouxe suas ótimas mecânicas de combate e movimentação.

Neste jogo, além do vilão que dá nome ao jogo, o Aranha também deve enfrentar o Homem-Areia, Lagarto e Shocker.

Infelizmente, muito da fase final do jogo teve que ser alterada após os ataques de 11 de setembro, já que a última batalha aconteceria no topo das Torres Gêmeas.

Spider-Man Unlimited

Ano: 2014

Quem disse que não tem jogo do Aranha bom pra celular?

Spider-Man Unlimited é um runner infinito em que o jogador deve desviar de obstáculos, espancar inimigos e lutar contra vários vilões conhecidos pelos fãs do Amigão da Vizinhança.

O destaque especial para o jogo ficam com as diferentes skins de personagens, que vão desde versões alternativas do Aranha até aliados e personagens paralelos, como a Garota-Aranha, Venom e Spider-Gwen.

Spider-Man: Shattered Dimensions

Ano: 2010
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii

Da produtora Beenox, Shattered Dimensions foi marcante por colocar o jogador não só no papel de um, e sim quatro Homens-Aranha.

O game conta com a presença do Homem-Aranha “tradicional” - dublado por Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother -, Noir, Ultimate e 2099, cada um com suas próprias habilidades e sistema de combate diferentes.

A Beenox também produziu uma sequência, Edge of Time, e dois jogos baseados nos filmes de O Espetacular Homem-Aranha.

Ultimate Spider-Man

Ano: 2005
Plataformas: PC, PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube

Novamente desenvolvido pela Treyarch, Ultimate Spider-Man utilizou e refinou as ótimas mecânicas de Spider-Man 2 neste game estrelado pelo Homem-Aranha Ultimate.

Com roteiro de Brian Michael Bendis - roteirista responsável pelas HQs originais - e inspirado pelos traços do artista Mark Bagley, o jogo traz a versão do Universo Ultimate dos simbiontes, com o jogador podendo controlar tanto o Aranha quanto Venom, dependendo do momento da história.